“Ticolé é muito bom” foi o vídeo mais visto no país em 2019 (Reprodução YouTube)

O YouTube soltou recentemente o tradicional vídeo de retrospectiva global da plataforma, dando destaque aos criadores, músicas e momentos mais relevantes de 2019.

A intenção era fazer um mea culpa por conta da quantidade de críticas recebidas pelo Rewind de 2018. O vídeo do ano passado atingiu a marca de 18 milhões de dislikes, se tornando o mais descurtido de toda a plataforma. Relembre:

Diferentemente dos anos anteriores, em que o próprio YouTube elencou os vídeos e criadores de maior relevância, em 2019 a plataforma afirmou que a curadoria foi feita com base na escolha do público. No entanto, o número de dislikes e os comentários no vídeo provam que as escolhas desagradaram novamente.

Até o momento, o vídeo registra cerca de 2 milhões de likes contra mais de 7 milhões de dislikes.

“Isso nem foi uma retrospectiva. Acho que tinha tudo o que queríamos, mas é apenas uma compilação de vídeos. É como se eles não conseguissem descobrir uma maneira interessante de criar uma retrospectiva real, apenas economizando tempo e dinheiro e juntando tudo isso”, diz um dos comentários.

“2018 YouTube: Temos mau gosto. 2019 YouTube: vocês têm mau gosto”, comentou outro usuário.

Na tentativa de agradar o público, a plataforma deixou de fora de sua retrospectiva importantes criadores e deu espaço a outros menos polêmicos. PewDiePie, por exemplo, que ficou de fora do ranking nos últimos anos, retornou em 2019. Já os irmãos Paul não constam na retrospectiva deste ano.

“Considero isso uma melhora, mas ainda é uma tentativa triste. Este site ficou tão desconectado dos criadores e do público que perdeu o sentimento autêntico. […] Eu aprecio o fato de que eles mostraram alguns bons momentos e incorporaram pessoas que merecem, mas eu tenho que concordar com as pessoas que dizem que este é um vídeo top dez exagerado”, apontou outro internauta.

Criadores brasileiros

Assim como em anos anteriores, o país teve diversos representantes na lista dos mais importantes/vistos no YouTube. Este ano constam: Whindersson Nunes, o grupo de gamers Loud, o slimer Nilson Izaias Papinho, além de Felipe Neto, como segundo Youtuber mais visto do mundo.

Apesar de ser o lugar onde estão alguns dos criadores de conteúdo globais com mais inscritos no YouTube, o vídeo mais popular do ano no Brasil foi de dois jovens de Porto Alegre (RS) cantando uma música sobre o “ticolé”.

Com mais de 34 milhões de visualizações, o hino ao geladinho foi um sucesso viral, gerando memes, um jogo para celular e até coreografias para uma versão de produção profissional da música.

Na lista brasileira de mais vistos constam ainda, entre outros, Kondzilla, as finais da terceira temporada do Free Fire Pro League e o hit Azul Caneta.