Um grupo de publishers franceses se juntaram em uma iniciativa contra a proliferação dos ad blockers. Organizado por uma entidade chamada Geste, que representa os principais veículos de comunicação do país, a ação conta com nomes reconhecidos na imprensa mundial como Le Monde e L’Equipe.

Apesar da iniciativa conjunta, nem todos estão adotando a mesma tática. O L’Equipe e o Le Parisien, por exemplo, solicitam que os leitores desabilitem os adblockers antes do acesso ao conteúdo noticioso. Já o Le Monde chama a atenção dos usuários com a mensagem “para que os nossos 400 jornalistas forneçam informações de alta qualidade e confiável todos os dias, nós precisamos estar aptos a receber receitas publicitárias”. O texto aparece antes que o site abra o conteúdo.   

De acordo com dados do comScore, 27% dos internautas franceses já utilizam ferramentas que bloqueiam anúncios.

Para o CEO do IAB (Interactive Advertising Bureau) no Reino Unido, Guy Phillipson, os ad blockers representam uma ameaça real para acesso gratuito a notícias jornalísticas de qualidade. “Estamos vendo cada vez mais os donos de empresas de mídia tomando o mesmo tipo de iniciativa”, diz.

Na Suécia, uma iniciativa parecida ao da França já está agendada para o próximo mês de agosto.

No resto do mundo, outros grandes publishers já estão reagindo aos bloqueadores de anúncios, entre eles o New York Times, o Washington Post e as revistas Forbes e Wired