Ferramenta promete entregar comerciais na web para aumentar alcance e deixar análise mais inteligente

 

A ROIx lançou nesta semana o TVxtender, ferramenta com entrega audiência clusterizada e compra programática de mídia em grandes portais, com a promessa de diminuir a dispersão e “digitalizar” o alcance dos comerciais de televisão também para a web. Com experiência em captação e análise de dados, a companhia de gestão de audiência dá um passo para além de seu core business com a nova plataforma.

Baseado no aumento exponencial de consumo de vídeos na web e justamente em sua capacidade de segmentação de audiência, bem como de proteção e uso exclusivo dos dados coletados, a ROIx propõe que as agências e anunciantes reposicionem parte de sua verba televisiva para a web via TVxtender, conciliando o alcance da TV com a operação analítica e real-time digital. Mas existem particularidades vistas como diferenciais entre este processo e uma compra natural de mídia.

O TVxtender compra mídia de forma programática apenas em grandes portais e exibe peças publicitárias com formato de vídeo para uma parcela do público destes veículos: apenas os usuários que se encaixem no perfil socioeconômico e comportamental indicado pelo anunciante, com base também no que foi comprado na televisão. Ou seja, a plataforma estende a audiência televisiva para a web em tempo real.

“Isso atende a uma frustração que eu tinha do outro lado da mesa, como diretor de marketing da Casas Bahia: conseguir mensurar onde está indo seu dinheiro de uma forma mais estruturada e usando o mesmo comercial. Isso é importante neste momento que estamos passando, com verbas de mídia e veículos se reestruturando”, comenta Raphael Klein, sócio da ROIx. “Com isso, conquistamos um aumento de alcance com o mesmo produto e com todos os benefícios que a internet te traz, como business inteligence mais apurado, análise perfil de quem está interagindo ou não com a peça, e tudo em formato de vídeo. Acreditamos que haverá uma quebra de paradigma muito forte com isso. Na nossa visão, pela primeira vez os dois mundos estão convergindo”, diz o executivo.

A ROIx afirma que ao aplicar 15% da verba televisiva em digital usando esta ferramenta, mesmo sem adaptar o criativo, chega-se a um incremento de 6% na cobertura de audiência, com menor dispersão e sem mudar o valor total investido. Outras vantagens, segundo a companhia, são um aumento de recall de marca e uma diminuição de até 46% no custo total por impacto.

Outro diferencial é conhecer exatamente quantas pessoas serão atingidas pela peça e poder programar melhor o orçamento de mídia. Como protege os dados que capta e analisa, a ROIx pode afirmar precisamente quantas pessoas se encaixam naquele cluster de audiência selecionado entre os 94 milhões de usuários que mantém em seu banco de dados privado.

Os vídeos são exibidos assim que a página do grande portal se carrega, em princípio sem som para não ser intrusivo, com possibilidade do internauta tirar do mudo e expandir para um tamanho maior e full-screen. A remuneração da companhia se dá por visualizações, e elas podem inclusive serem ditadas pelo timing. “O fenômeno de second screen e da atenção dividida do consumidor já é uma realidade, e com essa ferramenta você pode, por exemplo, exibir a sua peça em todos os devices deste target ao mesmo tempo que o comercial passa na televisão”, complementa John DeTar, outro sócio da companhia.

Para ajudar neste novo modelo de negócio mais voltado para a mídia e comandar a parte de vendas da ROIx, Ricardo Marques, um dos fundadores da Elemidia e vice-presidente comercial da Vevo, se associou à companhia no final de julho.