O novo relatório “Ad Age World’s Largest Advertisers” aponta que o total investido em publicidade foi de US$ 279 bilhões em 2017, um crescimento de 4,9%.

O ranking é elaborado todos os anos e indica os 100 maiores anunciantes. Ele inclui os investimentos em publicidade, serviços de marketing e marketing digital.

Segundo os dados, das 100 empresas relacionadas, 68 elevaram os valores do budget, e a Samsung passou a P&G como o maior anunciante do mundo. O Top 5 é completado por L’Oréal (US$ 8,6 bi), a Unilever (US$ 8,5 bi) e a Nestlé (US$ 7,2 bi).

A fabricante sul-coreana investiu US$ 11,2 bi em campanhas e ações promocionais de venda, superando a P&G, que aplicou US$ 10,5 bi em publicidade e estratégias de marketing até junho de 2018, fim do ano-exercício. O montante da P&G teve pouca variação em relação ao ano anterior, enquanto a Samsung aumentou em 13% seu budget.

No entanto, o montante aplicado exclusivamente em publicidade mantém a P&G à frente, com US$ 7,1 bil, porque os valores da Samsung excluem investimentos em promoções e ações de venda, indicando uma verba de US$ 4,8 bi em 2017.

O ranking tem 10 companhias ligadas à era digital, como Alibaba, Alphabet (Google), Amazon, Netflix e Tencent. Essas dez empresas cresceram seus investimentos 29,6%. A Amazon, por exemplo, passou do 11º lugar no relatório anterior para o sétimo, com US$ 6,3 bi, empatada com AT&T.