A Spark, empresa do grupo Fluvip, lança sua plataforma proprietária, que permite ao mercado a possibilidade de acompanhar ações com influenciadores em tempo real em redes sociais como Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, YouTube e LinkedIn. 

A ferramenta soma ao modo de atuação da Spark de ter a tecnologia amparando suas campanhas de marketing de influência, do planejamento a análise de resultados. A plataforma foi iniciada em novembro de 2015 e teve mais de R$6 milhões investidos. Após adaptação e homologação, a apresentação foi feita em janeiro de 2018 e atualmente todos os projetos da casa já a utilizam.

Fundada em 2014, a Spark tem hoje 42 funcionários e executou cerca de 700 projetos com mais de mil influenciadores, para clientes como Universal Pictures, Reckitt Benkiser, Grupo Petrópolis, Itaú, Mastercard, Nestlé, Unilever, Johnson & Johnson’s, BRF, Ambev, entre outros. Clientes que já usaram a plataforma incluem Vivara, Fiat, Qualy, Universal, Honda Biz, Playarte, Sony e Fox.

Segundo Raphael Pinho, sócio e co-diretor geral da operação, o acompanhamento dos resultados e da performance em tempo real era um gap no mercado e é um desafio crescente para os anunciantes. A plataforma permite a tomada de decisões ao longo da campanha, possibilitando otimizar o investimento, por exemplo, filtrando os influenciadores que estão convertendo melhor, além de facilitar a elaboração de relatórios.

“A plataforma apoia os clientes, agências e anunciantes, a acompanharesultados de campanha real time, além de dar entendimento sobre quais os influenciadores adequados para a campanha. Isso permite que o cliente tenha visibilidade total das campanhas e possa, se necessário, ajustar e corrigir conteúdos e rotas. Estamos aperfeiçoando nosso modelo de negócios”, comenta.

 

Para avalia o influenciador, a Spark analisa os últimos 200 posts para entender qual a performance esperada na campanha em questão. E o cliente tem tos os dados da campanha a um clique, ele pode baixar PDF e ter acesso aos relatórios. 

“Isso dá uma segurança para o cliente. Não é uma plataforma self service. É fruto do profissionalismo dessa cadeia de influencer marketing. Ter essa plataforma dentro desse ecossistema ajuda cada vez mais profissionalizar esse segmento que tem ganhado destaque e relevância dentro das principais marcas. O foco é o custo por engajamento. Não é olhar só audiência. O mercado já está olhando mais métricas”, diz.

Os anunciantes recebem login e senha para terem acessos às informações das campanhas online. Outra funcionalidade da plataforma é a predição de dados, como alcance, impressões e engajamento esperados de cada postagem do influenciador. Esses dados são automaticamente comparados com os resultados da campanha, culminando em métricas de retorno sobre o investimento, como o custo por engajamento.

“Acreditamos que a métrica chave da categoria é o engajamento por isso, nossos relatórios mensuram CPE e taxa de engajamento, levando-se em conta o número de impressões geradas e não a audiência total do perfil. Isso é uma métrica que só é mensurável através de tecnologia, até então, não existente em nosso mercado”, diz Rafael Coca, sócio e co-diretor geral.

Além de identificar os influenciadores adequados para uma campanha com base em sua audiência e o tipo de conteúdo que postam e que mais engaja, a tecnologia tem automação das programações direto no perfil do influenciador, no dia e na hora desejados.

Para Coca, o mercado de influencer marketing segue com a curva de crescimento ascendente. Ele acredita que 2018 será o ano da maturação, onde métricas e formas de avaliação das campanhas deverão dar o tom, apoiados em maior profissionalização e tecnologia aplicada ao segmento.

“Dados como alcance, impressões e quantidade de seguidores não serão suficientes. A mensuração dos resultados das campanhas deverá passar por uma profissionalização pautada pela capacidade de entregar o engajamento real de cada ação, independente da rede social, e principalmente medir o CPE.”

Divulgação

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