Além do aumento de violência doméstica durante o período de distanciamento social, o instituto Plano de Menina identificou a questão da solidão, da baixa auto-estima e de situações de estresse sofrida por mulheres e adolescentes.

A partir disso nasceu uma parceria com o TikTok, plataforma de vídeos de formato curto, e a rapper MC Soffia, conhecida por suas letras que tratam de preconceito, racismo e machismo.

O canal foi feito para que jovens possam se sentir seguras para compartilhar suas histórias e denunciar.

Rapper MC Soffia é conhecida por suas letras que tratam de preconceito, racismo e machismo

Vivi Duarte, fundadora do instituto, comenta a ação. “Nesses tempos difíceis, as meninas (e mulheres) estão mais ameaçadas do que nunca e no lugar onde deveriam se sentir completamente seguras: dentro de casa. Entendemos que a rede de apoio é fundamental e, para fazer a diferença, encontramos no TikTok a plataforma perfeita, pois conversa diretamente com elas”, diz.

Rodrigo Barbosa, gerente de comunidade do TikTok, reforça a plataforma como sendo positiva e inclusiva. “Promove um forte senso de comunidade e pertencimento e, neste momento sem precedentes, cada vez mais as famílias estão recorrendo a aplicativos online para se manterem informadas e conectadas. O TikTok tem sido um lugar seguro para a comunidade, que vêm crescendo e mostrando compaixão, força e solidariedade”, afirma.

Em parceria com a rapper MC Soffia, com a Major Denice Santiago, Comandante da Polícia Militar da Bahia e idealizadora da Ronda Maria da Penha, e com Luciana Temer, do Instituto Liberta, o movimento irá promover ações feitas sob medida e com a parceria do aplicativo. Serão três frentes: conteúdo educativo, challenge e lives.

Nos canais do Plano de Menina, os principais trechos das lives serão base de conteúdo sobre o combate à violência contra as meninas, com consultoria da Major.

No challenge #EuLigoPraEla, MC Soffia compôs uma música em que convida as participantes a marcarem suas amigas mais próximas e a não perder o contato durante este período. No final, ela revela: se uma amiga estiver em perigo, eu também ligo pra ela, divulgando o número 180 para consulta em situações de violência.

A campanha também inaugura o recurso de lives no aplicativo para que duas pessoas possam conversar simultaneamente. Serão três papos: Toda menina tem um plano (17/06 às 18h), Como ser rede de apoio para as amigas? (18/06 às 18h) e As muitas violências: como oferecer e pedir ajuda (19/06 às 18h).

FICHA TÉCNICA
Estratégia: Vivi Duarte, Kelly Baptista e Andrea Assef
Criação: Larissa Magrisso, MC Soffia e Ritinha de Cássia
Consultoria: Major Denice Santiago e Luciana Temer
Produtora de Áudio: Tentáculo