Casters, jogadores profissionais e equipes de transmissão. Essas são apenas algumas profissões e funções criadas ou popularizadas pelo setor de eSports. Elas serão destacadas em uma websérie com quatro episódios que serão veiculados a partir de 21 de setembro.

O conteúdo é promovido pela Webedia Gaming, divisão do grupo francês Webedia. A equipe do portal Versus, focado na cobertura jornalística do setor competitivo eletrônico, assina a direção e a coordenação.

A editora-chefe do site, Barbara Gutierrez, assina a curadoria do projeto. Segundo ela, a ideia da websérie é mostrar a evolução profissional por trás do mercado de games, mais especificamente, o de esportes eletrônicos. As pessoas conhecem os jogadores, mas os câmeras, casters, psicólogos e nutricionistas de equipes têm um peso equivalente no desenvolvimento deste cenário competitivo. Queremos mostrar aberturas e possibilidades para pessoas que gostariam de entrar neste meio, mas ainda não sabem como fazê-lo. Isso, é claro, além de extinguir os estereótipos relacionados aos profissionais do mercado de games: este meio cresceu, virou profissão e mostramos como é possível, sim, se especializar e viver de eSports”, afirma.

Recentemente, em julho, a equipe do Versus lançou o documentário “LGBTIQIA+: esports de Todas as Cores”, que abordou a participação do público LGBT+ no cenário competitivo eletrônico e teve a ajuda do Hypeness, outro vertical do grupo Webedia no Brasil, em sua divulgação.

O produtor Ênio Miki comenta que o crescimento do investimento nos esports só colaborou para a profissionalização do cenário. “Até alguns anos atrás, poucas gaming houses possuíam uma estrutura organizacional de fato, mas hoje casos do tipo são exceção. Com a disseminação e ampliação dos campeonatos no país, diversas vagas foram abertas dentro de broadcasting, clubes, assessoria, planejamento, produção etc. As próprias redações foram abertas com o desenvolvimento dos eSports no Brasil.”

Segundo dados do Instituto Newzoo, a receita de esports na América Latina ultrapassará US$ 30 milhões em 2019, e a receita nacional de games deve chegar a US$ 1,6 bilhões também neste ano no continente.

A websérie poderá ser encontrada em canais do portal Versus no YouTube, Facebook, Twitter e Instagram. O episódio de estreia é sobre Casters – comentaristas, narradores e apresentadores dos eSports.

FICHA TÉCNICA
Direção: Versus
Produção: Enio Miki e Jéssica Marques
Curadoria: Barbara Gutierrez
Repórteres: Helena Nogueira e Matheus de Lucca
Captação: Bruno Silva e Lívia Badin
Edição e pós-produção: Caleb Figueredo, Mariana Martins e Raphael Freitas
Fotografia: Yuri Andreoli
Arte: Netto Gutierrez