O YouTube apresentou na tarde de segunda-feira (20), em São Paulo, os quatro primeiros episódios de “Cuscuzes Apaixonados”, novela gravada especialmente para a plataforma. O produto é uma iniciativa do canal de comédia Galo Frito e terá 13 episódios de até 15 minutos de duração. Com estreia programada para o dia 23/05, o folhetim irá ao ar todas as quintas-feiras, às 21h. O elenco reúne 25 criadores de conteúdo numa “super collab”.

Criada por Mederi Corumbá, Juliana Martins e Tiago Cadore, a novela humorística conta com elementos conhecidos da dramaturgia brasileira, com núcleos que se desenvolvem paralelamente. A trama foi escrita em parceria com Felipe Flexa e Letícia Dornelles, roteiristas da Rede Globo e dirigida por Rodrigo Magal, do Porta dos Fundos.

Formato
A novela é mais um projeto abraçado pela equipe de Top Criadores do YouTube comandada por João Branco, gerente da área que tem como missão ser o ponto focal entre os criadores de conteúdo e a plataforma.

“O que é inovador é a quantidade de episódios, são 13 e geralmente os criadores fazem séries menores, então aqui estamos falando de quase o dobro do que costumamos ver no YouTube. É um formato inovador por trazer elementos de novela, ter roteiro de novela, linguagem, núcleos, personagens”, diz Branco.

“É difícil prever como vai ser a performance, mas a gente acha que é super importante ser inovador, é uma plataforma aberta e colaborativa, então tem espaço para fazer o novo e estamos felizes de termos disponibilizado o YouTube Space para gravação”, aponta.

Ainda que o formato seja de novela, para Rodrigo Magal, diretor de Cuscuzes Apaixonados, trata-se de uma “paródia” do formato tradicional. Os primeiros episódios quebram a chamada quarta parede e brincam – diretamente com o público – com o fato de os atores terem aceitado fazer uma “collab” com o Galo Frito.

Além disso, o conteúdo carrega em críticas sociais e brinca com personalidades brasileiras como Anitta, Pablo Vittar, Bruna Marquezine e Neymar. O conteúdo filmado nas dependências do YouTube, no entanto, pode não ser monetizado, já que em determinados momentos apresenta entre outras coisas, palavrões, por exemplo.

Sobre isso, Branco afirma que cada episódio será avaliado individualmente. “O processo de monetização é feito ao vivo quando acontece o upload na plataforma. Aqui serão 13 uploads diferentes e estou falando de monetização de anúncios, a gente não sabe dizer de todos os episódios, a cada um deles vamos entender como será. Existem nossos algoritmos que dizem se o vídeo é monetizado ou não, e também pode ter uma revisão manual, mas somente no upload do vídeo mesmo”, diz.

Apesar de brincar com marcas conhecidas como Dolly, Disney e Beto Carreiro, os criadores afirmam que não tiveram nenhum apoio para a realização da novela. “A princípio não vai ter nenhuma marca patrocinando o projeto. Ele é algo totalmente diferente do que a gente já fez”, aponta Mederi Corumbá, um dos idealizadores do Galo Frito.

“Como vamos exibir semanalmente, talvez a gente consiga inserir uma marca mais para frente, mas faremos uma inserção à parte”, aponta. Ainda de acordo com Corumbá a novela é um experimento. Há 11 anos no YouTube, eles sentiram a necessidade de mudar e tentar novas formas de conteúdo.

“Hoje nosso canal é bem musical e comédia, mudar para uma novela foi tipo uma comemoração para a gente. É uma transição para uma nova fase no Galo Frito. A novela é uma ponte para começarmos a produzir conteúdos assim”, explica.

“A gente ficou tão empolgado, que já estamos escrevendo a próxima série”, conta Tiago Cadore. A ideia do grupo é fazer spinoffs de personagens da novela.

Sinopse
“Cuscuzes Apaixonados” conta a história de Gracinha, personagem interpretada por Mederi Corumbá, uma ingênua menina vinda do interior, que ao chegar ao Rio de Janeiro é atropelada por Vanderley (Tiago Cadore), empresário bem sucedido e presidente da Império do Cuscuz. É paixão à primeira vista e se inicia nesse momento um caso de amor proibido e várias confusões entre os núcleos.

Cadore promete uma trama com reviravolta, tal como as novelas de Silvio de Abreu, em que o público precisa descobrir, entre outras coisas, quem é o assassino da história.

Além do elenco fixo do Galo Frito, a novela também conta com a participação dos youtubers e atores Marcelo Madureira, ator do Casseta & Planeta; Bruna Louise; Muca Muriçoca; Lucas (canal Inutilismo); Gabi Fernandes e Thalita Meneghim (canal Depois das 11); Rafa Dias (canal ProgramaDe1CaraSo); Camilo Borges e Gabriel Totoro (canal Porta dos Fundos); Cezar Maracujá e Mariana Rebelo (canal Parafernalha); Anderson Gaveta; Rizzih; Julia Jubz; Alan Ribeiro, Isaú Jr. e Leonardo David (Canal IXI); Rody Dio e Mr. Lucky (canal La Fênix); Renan Correa (canal 4FitClub); Edu Primitivo; Henrique Leão; Arnaldo Taveira; Mauricio Ozorio e Matheus Canella. Juntos esses criadores possuem um público de mais de 62 milhões de inscritos.