Direto ao ponto

Eduardo de Alcantara Machado, sócio diretor da Point Comunicação e Marketing é um nome que tem berço no setor de eventos: seu pai Caio de Alcantara Machado, foi, durante décadas, um nome que se confundia com a promoção de feiras de negócios e grandes eventos promocionais. Tendo começado sua carreira junto ao pai, Eduardo, há 25 anos, fundou a Point, inicialmente voltada à venda de patrocínios para eventos de entidades de classe – seu primeiro cliente foi a Abrapp (Associação Brasileira de Previdência Privada).  Logo, outras entidades e associações apareceram. Porém, Eduardo rapidamente viu um problema: “muitas vezes vendia algo que não era entregue como prometido”. 

A falta de profissionalismo das entidades em organizar eventos causou-lhe alguns contratempos e o fez tomar a iniciativa de ampliar a atuação. Com a experiência e o conhecimento adquiridos no tempo em que trabalhou com se pai, Eduardo passou a organizar eventos para seus clientes, como seminários, congressos e diversas outras ações de divulgação e promoção. 

Em 2002, sugeriu à Anap, outra entidade de previdência privada, que publicassem um caderno sobre o tema num jornal de grande circulação. Sob o título “Previdência privada” e encartado no jornal Folha de S. Paulo, como informe publicitário, surgia, em dezembro daquele ano, o primeiro caderno segmentado, ou especial, com diz Eduardo, criado e comercializado pela Point.

A grande repercussão daquela experiência fez nascer outros projetos semelhantes. E a Point passou a se dedicar somente a eles. Hoje, são cerca de vinte publicações anuais, abrangendo diversas atividades (ver lista), com o enfoque sempre voltado ao consumidor final.

Os cadernos são publicados somente na Folha de S. Paulo, mas, agora em agosto, a Point investe na mídia digital, estreando em redes sociais e num portal o primeiro caderno abordando o tema bancos digitais.

A grande vantagem dos cadernos especiais é que eles “vão direto ao ponto”, diz Eduardo. Neles, o leitor dispõe de uma abordagem ampla sobre o tema, o que o torna quase um manual de orientação. 

Recentemente, o caderno sobre segurança no trânsito foi homenageado pelo Observatório Nacional de Segurança no Trânsito, mantido por montadoras e órgãos de fiscalização e segurança viária, por sua contribuição na divulgação de regras e cuidados ao volante

As publicações da Point também sofreram o baque da crise econômica. “No ano passado, conseguimos publicar somente três cadernos”, lamenta Eduardo. Mas, este ano, ele garante que os ventos estão mais favoráveis. No primeiro semestre, emplacou três cadernos e espera publicar outros dezesseis até o final do ano, conforme a lista que se segue:

 

Box

Padarias

26/jul

Credito Estudantil

30/jul

Banco Digital = 100% digital/online

08/ago

Brasil Legal

06/ago

Vida Compartilhada

06/ago

Animais de Estimação

13/ago

Crédito Consciente

20/ago

Cooperativas de Crédito

27/ago

Genéricos

08/set

Mobilidade Urbana

17/set

Meios de Pagamentos

22/set

Fundos de Investimento

30/set

Prevenção à Saúde – Mulher

01/out

Seguro para todos

03/out

Cerveja

08/out

Saúde

18/out

Prevenção à Saúde – Homem

05/nov

Soluções Inteligentes, Soluções Sustentáveis

12/nov

Café

22/nov

Condomínios

30/nov

Previdência Privada

03/dez