Diretora da O2 explica como emocionar público filmando com crianças
“As crianças são o futuro”
O Dia das Crianças está aí. Com a chegada do 12 de outubro, a publicidade é inundada com diversas campanhas. Algumas mais tocantes, outras nem tanto. Qual o segredo para filmar com os pequenos? Kitty Bertazzi, diretora de publicidade da O2 Filmes, compartilhou com o PROPMARK alguns ensinamentos sobre o tema.
Kitty é uma das mais antigas da O2. Trabalhou ao lado de Fernando Meirelles nos anos 90 e se especializou em filmes com crianças. Sabe aqueles você chora quando vê? Pois é.
“Para filmar com crianças você tem que estar disposto a receber mais do que propor. O desafio é estar pronto para mudar tudo aquilo que você tinha planejado, abrir a porta para o inesperado”, comenta.
Questionada sobre os segredos para comover o público, a diretora afirma que tudo parte de uma boa ideia. “Trazer temas que resgatem algum sentimento e surpreendam com atitudes infantis inesperadas, normalmente emocionam”, explica.
“Receber mais do que propor”
Os filmes de Dia das Crianças, porém, não emocionam como os de outras datas. Segundo Kitty, os filmes de Dia das Mães envolvendo os pequenos são mais memoráveis, pois focam na relação que é bastante forte e costuma emocionar. Um exemplo? A clássica campanha de P&G:
Para criar algo marcante, as agências devem se colocar no mundo das crianças. “Propondo histórias que eles possam entender e se envolver”, comenta. “Neste mundo maluco as crianças são o futuro, a esperança. Trabalhar com elas é uma alegria. Parece que você se descola um pouco de todos os estigmas criados pelo sistema. Por isso é importante que a gente siga trabalhando com elas sempre considerando seus tempos, vontades e acima de tudo com respeito e carinho”, finaliza.