Diretora de Marketing da BDO Trevisan analisa a evolução da área
Elizabeth Campos*
A cada dia observamos uma evolução na cultura do mundo corporativo no que se refere à importância dispensada ao marketing e à visão empresarial moderna, que analisa a matéria como forma de obter mais e melhores negócios. É uma visão necessária para qualquer corporação – independentemente de tamanho ou do negócio – porém, ainda, infelizmente, não são todas as companhias que praticam. O marketing, assim como tudo na modernidade, também se adapta. O foco da padronização muda e entra em cena a segmentação, com a personalização de produtos. O desafio da área de Marketing nos dias de hoje é identificar as tendências ou microtendências de comportamento, como alguns preferem chamar.
Ao analisarmos um segmento específico, o de auditoria, podemos observar, com grande notoriedade que, nos últimos 10 anos a evolução da prática de marketing corporativo é uma realidade positiva neste setor. Cada vez mais essa área deixa de ser simplesmente fornecedora de anúncios e de publicações para ser uma área que acompanha a estratégia da empresa e trabalha voltada para resultados.
Há mais ou menos 10 ou 12 anos, as firmas de auditoria faceavam muitas limitações para divulgar seus serviços e sua marca, e essa limitação permitiu que as áreas de marketing desenvolvessem outras ações eficazes para se apresentarem ao mercado e conquistarem clientes. Em uma década, as firmas de auditoria se organizaram de tal maneira que atualmente contam com estruturas responsáveis não só por padronizações e publicidade, mas também por meios como organização de eventos; coordenação de assuntos de mídia – através de assessoria de imprensa, oferecendo o grupo de executivos da corporação como fontes de informação de credibilidade – planejamento e desenvolvimento de negócios; pesquisas de mercado e de satisfação, comunicação interna, e muitas outras tarefas que fazem com que essa área seja estrategicamente importante para os negócios.
Por outro lado, é importante dizer que, apesar da evolução do mundo do marketing, constata-se que muitas empresas acabam engessando o trabalho do profissional – considerado peça chave para a obtenção de resultados dos negócios –, exigindo resultados num curto prazo, e impedindo que sejam feitos planejamentos estratégicos que, fatalmente, trariam respostas muito melhores do que as conseguidas sob pressão. O trabalho do profissional de marketing não é simplesmente apagar incêndio.
Neste mundo específico da auditoria, assim como em qualquer outro segmento, o foco no mercado é uma evolução do pensamento do marketing corporativo, que visa atender as necessidades desse setor e criar diferenciais que permitam visualizar o melhor target, inclusive mudando, se necessário, a cultura da corporação e de seus executivos. No caso de uma multinacional, como a BDO, a organização e as ações têm de ser padronizadas de forma local, regional e globalmente, onde se obtém uma troca das melhores práticas, fortalecendo a imagem e a marca, permitindo diminuição de custos e maximizando resultados.
Neste segmento, os grandes players são redes internacionais presentes no mundo todo, que necessitam de padrões e identidade globais, determinados pela matriz, para que a marca seja reconhecida em qualquer país e também pelos clientes. É nesse sentido que, novamente, o marketing local se faz necessário, pois é responsável pela aplicação dessa padronização e adaptação de algumas ações necessárias para que atinjam seus resultados. Quem quiser se manter competitivo e olhar para os mercados em franco desenvolvimento com a intenção de localizar possibilidades de negócios, deve investir em marketing.
Resumindo: É notável a evolução da área de marketing nos segmentos de serviços especializados em auditoria, tributos e consultoria, onde cada vez mais se apresenta como uma grande parceira da área de negócios, com o objetivo final de atingir mais e melhores resultados.
*diretora de Marketing da BDO Trevisan (elizabeth.campos@bdotrevisan.com.br)