Diretora global de estratégia da JWT defende integração de área

A diretora global de estratégia da JWT defendeu a integração das áreas de uma agência. Para Jinal Shah, o planejamento não pode trabalhar isolado dos outros departamentos. “Antes, o planejamento acontecia até a criação começar a trabalhar, hoje isso precisa ser diferente”, conta. “O meu trabalho, como estrategista, começa de fato na execução”, completou.

Um exemplo citado pela diretora da JWT foi a relação do escritor e do diretor de cinema. “O escritor escreve, mas também acompanha a gravação do filme e é assim que deve acontecer numa agência”, exemplifica.

Em seu discurso, Jinal também falou sobre a importância da estratégia no dia a dia das agências. “A estratégia tem o domínio de todos os trabalhos de uma agência e é a solução do problema de todos os clientes”, diz.

Outro assunto abordado pela executiva da JWT foi sobre a carreira de um profissional de publicidade. “Se eu pudesse resumir em uma frase seria: ‘a colaboração é a chave de tudo dentro de uma agência’”, afirma. “Muitos profissionais precisam entender que o importante é projetar uma carreira, não gerenciar apenas”, destaca.

Jinal Shah também defendeu a troca de funções. “Em algumas agências, por exemplo, existe uma mudança de função com o objetivo de aprender novas funções. Esse revezamento é muito importante para o bom andamento dos trabalhos”, diz.

 

“PLANEJAÇÃO”

Em sua palestra, Ricardo Chester, redator da AlmapBBDO, disse que a “briga” do planejamento com a criação é perder dinheiro e tempo. “A agência é uma junção de inteligência, intuição e confiança”, afirma.

Ele também falou sobre o que chama de “planejação”, que é a junção do planejamento e da criação. “Eu costumo dizer que esse é um encontro, uma reunião, que reúne os data-intuitivos, os snipers”, diz. “É a melhor parte do job”, ressalta.