Agência digital que tem em seu portfólio as contas online de marcas premium como Heineken (cerveja da Femsa), Oakley, Lita Mortari e D.O.M. Restaurante, a Diretta Web completa 10 anos de operação investindo na ampliação e visibilidade da empresa. Neste ano, os sócios Peu Reis (atendimento) e Daniel Perrone (criação) decidiram, pela primeira vez, inscrever peças da agência no Festival de Publicidade de Cannes 2009, entre outros festivais. Além disso, a Diretta também está de mudança para uma sede maior, na Vila Olímpia, em São Paulo.
O momento, como reforça Reis, é de dar um upgrade à operação. Mesmo diante da crise econômica global e das dificuldades do mercado (grandes agências já sinalizaram que vão inscrever menos peças em Cannes 2009, por exemplo), os sócios consideram que a internet será uma boa alternativa para os anunciantes. “A web se tornou uma mídia mais barata e mais fácil de checar resultados do que a publicidade tradicional. Quem nunca investiu pode começar pela internet e quem quer cortar custos deve migrar sua verba para o meio”, aposta Reis.
Ele se diz otimista, apesar da previsão de crescimento menor do mercado e da própria agência, que nos últimos três anos teve aumento de 30% de faturamento e que em 2009 deve crescer entre 15% e 20%, contra o ano anterior. “Este é um ano de investimento para nós, crescer não é só faturamento, precisamos também considerar a evolução da agência”, destaca.
Entre os cases de sucesso da agência, está a Rádio Heineken na web, estruturada através de três plataformas para o anunciante atingir o seu target (público acima de 25 anos): música, entretenimento e futebol internacional. A apresentação do programa semanal é de Billy Umbella, produtor e DJ do “Caldeirão do Huck”.
Perrone destaca que a criação é um dos pontos fortes da Diretta. Ele diz que desenvolveu uma metodologia criativa baseada em três Cs: criar (plataformas e novos projetos), captar (campanhas online buscando a inclusão do usuário à plataforma) e cativar (a partir do conteúdo relevante fazer com que o usuário se sinta identificado e privilegiado).
“Foi o que fizemos com a Heineken. Com a criação da rádio, em 2005, também procuramos divulgar a internacionalidade da marca, presente em mais de 180 países, através, por exemplo, de promoções como a criada em 2007 ‘Futebol esse lugar é meu’, que pagou uma viagem para a Grécia, onde o vencedor assistiu aos jogos da Champions Lig”, ressalta o criativo.
No ano passado, a plataforma online da Heineken no Brasil ganhou o prêmio “Heineken Web Awards”, como melhor site da marca no mundo, além de bronze da ABP (Associação Brasileira de Propaganda).
por Kelly Dores