Discovery fecha parcerias com TV aberta e alavanca audiência
O Discovery tem investido em programas e parcerias que exaltam o sucesso da gastronomia na TV. Livia Ghelli, diretora de programação da Discovery Networks Brasil, afirma que o público tem afinidade com o tema e se encaixa muito bem nos canais Home & Health, Discovery Kids e TCL.
Grandes Pequeninos Chefs traz Jair Oliveira e Tania Khalil, e suas filhas, Isabela e Laura, mostrando que as crianças podem cozinhar
Outro fator que tem impulsionado a audiência dos canais, principalmente do Home & Health, tem sido as parcerias com os canais abertos, retransmitindo programas de sucesso com o público. “Ambas as transmissões saem ganhando, primeiro porque são em ambientes diferentes. Um telespectador fã do programa assiste na TV aberta e pode rever na TV fechada, ou então pegar as reprises”.
O Masterchef, por exemplo, sucesso da Band e comandado por Ana Paula Padrão, agora apresenta a edição Profissionais e é coproduzido com a Discovery. O canal também transmite Batalha dos Cozinheiros, da Record, e Bake Off Brasil: Mão na Massa, do SBT. Os três programas, veiculados de 27 de junho a 3 de julho ao mesmo tempo, registraram a semana de maior audiência da história de Home & Health, mantendo o quinto lugar no ranking da TV por assinatura.
As crianças do Discovery Kids saem ganhando com dois programas infantis, um deles Grandes Pequeninos Chefs, em que Jair Oliveira, Tania Khalil e suas filhas, Isabela e Laura, fazem da cozinha um lugar de convívio e diversão. Na outra atração, Cozinha Mágica, Aisha e Matheus aparecem nos intervalos da programação com receitas rápidas, dando continuidade à fama conquistada depois da participação no Masterchef Junior.
Livia ressalta que os investimentos no tema têm aumentado nos canais. A estreia do mês de novembro, por exemplo, foi 200 Graus, um doc-reality que mostra o cotidiano do chef Henrique Fogaça. “Percebemos o interesse das pessoas, que iam além das receitas, mas que gira em torno da rotina dos chefs e dos restaurantes”.
Os projetos de branded content também garantem boas parcerias. A Camil patrocina o programa Um dois, Feijão com Arroz, que busca as melhores receitas do típico prato brasileiro. Com Que Receita Eu Vou, a Friboi é a marca que leva a chef Carla Pernambuco a explorar os sabores da carne.