Disney e Hasbro debatem conteúdo e entretenimento no contexto 2020
O episódio da série “Perspectivas – uma visão setorizada da inovação”, nesta quarta-feira (30), tratou sobre a indústria de conteúdo e entretenimento.
Claudia Neufeld, vice-presidente de marketing da Walt Disney Company Brasil, e Kellen Silverio, diretora de marketing da Hasbro, conversaram com mediação de Edmar Bulla, do Grupo Croma.
O bate-papo é organizado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e pelo Grupo Croma.
SOBRE CONTEÚDO E ENTRETENIMENTO
Claudia Neufeld, vice-presidente de marketing da The Walt Disney Company Brasil: “A base da de todo o trabalho da Disney é entregar entretenimento, tem várias formas da gente fazer isso e uma delas, muito importante, é pelo conteúdo. A empresa tem diversos estúdios onde a gente faz os filmes que vão para o cinema, outros onde a gente faz a séries e os filmes que vão para televisão, e tem os shows… A Disney também é proprietária da ESPN e há mais de um ano adquiriu os canais Fox e NatGeo. São muitas propriedades. Tem Marvel, Star Wars, Pixar, entre outros. São muitos conteúdos para diversas audiências e todos os tipos de entretenimento. A gente fala da Pixar com aquelas histórias super emocionantes e emocionais e que fala de uma maneira que é incrível, com diversas idades. A criança pequena que vê um filme da Pixar gosta por um motivo diferente às vezes do motivo que o que o adulto gostou. Essa capacidade de entregar conteúdo é fantástica.”
Kellen Silverio, diretora de marketing da Hasbro: “A Hasbro é uma empresa que começou por brinquedos, então a gente passa por entretenimento porque brincar é entreter, é você trazer alegria no momento do brincar para criança. Mas a Hasbro é além do brinquedo. Ela é também entretenimento, é conteúdo. Elas tem marcas próprias onde desenvolve bastante conteúdo e entretenimento para as pessoas, como Transformers, My Little Poney e Power Rangers. Hoje a Hasbro tem no seu core trazer a melhor experiência em brincar e entretenimento para as pessoas. Através do brinquedo esse conteúdo vem para a vida de todos nós. É uma gigante, uma multinacional, que está no mercado há mais de 50 anos.”
MUDANÇAS NO CONSUMO
Claudia Neufeld: “Os streamings que já estavam presentes no Brasil e no mundo tiveram mais horas de consumo dado que a gente tá em casa. Temos a chegada da Disney+ em novembro na América Latina, que é um grande projeto. Acho que como perspectiva de setor a gente tem a junção da tecnologia com acessibilidade, que é algo fantástico. O Disney+ é o maior projeto que temos na companhia e acho ele absolutamente fantástico incrível. A possibilidade de ter acesso a todos os novos conteúdos Disney, Marvel, Star Wars, Pixar… num só lugar, onde a gente quiser assistir. Então esse on demand é algo muito transformador, que abre muitas perspectivas para nós e traz também a acessibilidade. A pandemia acelerou algumas discussões como a disponibilidade de conteúdos para assistir. E o segundo ponto é trazer a diversidade a inclusão dos conteúdos. É muito importante a gente falar da responsabilidade de um conteúdo diverso, porque com a diversidade a gente cria a inclusão. Precisa passar pela diversidade para gerar a inclusão.”
Kellen Silverio: “Mercado de jogos de tabuleiro é uma tendência. Inclusive durante a pandemia foi uma das categorias que menos decresceu. A pandemia trouxe muita coisa negativa, mas uma das positivas foi a união entre as pessoas e principalmente dentro dos lares, com a integração familiar. A gente vê a família muito mais junta, dentro de casa, tendo que se entreter. Os jogos de tabuleiro foi um grande asset que nós vimos de crescimento para esta integração entre família. Além do crescimento de mais filmes e séries, ao mesmo tempo na pausa da tela vimos as pessoas sentindo a necessidade de ter uma conexão real e física em volta de uma mesa. É muito positivo. Esse resgate desse momento de sentar, se olhar nos olhos e brincar juntos. E a reinvenção vem através de como criar formas diferentes de jogos com ações mais rápidas, olhando muito esse comportamento do consumidor. É uma tendência e veio para ficar, porque as pessoas viram como é bacana estar juntos. Também destaco os jogos de raciocínio que trazem um lado educativo.”
Acompanhe a íntegra da live no canal do Grupo Croma no YouTube.