Diversidade de ações marca Olimpíadas

Promoções com direito à ida a Pequim como prêmio, game na internet e embalagens temáticas estão entre as ações que os patrocinadores do Comitê Olímpico Brasileiro desenvolveram para as Olimpíadas de Pequim. O evento, que começa no próximo dia 8, também tem sido tema de campanhas publicitárias e já é presença certa nos noticiários. Caixa Econômica Federal, Olympikus, Oi, Sol, Petrobras e Sadia são os patrocinadores oficiais do COB. Já Coca-Cola, McDonald’s, Lenovo, Samsung, Kodak, Johnson&Johnson, Omega, GE, Visa, Panasonic, Manulife e Athos Origin são os “Patrocinadores Top” do evento esportivo, com direito exclusivo aos jogos de verão e inverno.

A Olympikus, marca que veste a delegação brasileira com 53 mil peças, aproveitou os jogos para colocar no ar a maior campanha de sua história, com verba de R$ 20 milhões e que será veiculada até o final de agosto. A iniciativa, intitulada Conspiração Pequim, inclui um comercial estrelado pelo técnico do vôlei Bernardinho e pelo jogador Giba, criado pela DCS. O filme teve verba de R$ 1,5 milhão. Sites, blogs e um game exclusivo, com qualidade de playstation, também integram a ação. O site da campanha, que marcou a segunda fase da iniciativa, foi criado pela agência gaúcha em parceria com a agência digital AG2. Esta é a terceira vez que a Olympikus investe nos jogos olímpicos. “Uma parceria de sucesso com o COB e com o esporte olímpico brasileiro. Mais uma oportunidade de mostrarmos ao mundo o avançado estágio de tecnologia e design dos nossos produtos. Estamos seguros que teremos uma grande visibilidade na China sendo a marca oficial dos atletas brasileiros”, conta Marcio Callage, gerente da divisão de marketing da Olympikus. E a marca vai além do Brasil na presença nos jogos. A Olympikus também veste os atletas das Ilhas Cayman, República Dominicana, Granada, Haiti, Nicarágua, Suriname e Uruguai.

Já a Caixa Econômica Federal está prestes a mandar alguns clientes para os jogos de Pequim como prêmio de uma promoção que foi realizada entre 15 de abril e 30 de maio e teve o tema “Com um pé em Pequim”. A iniciativa incluía outros prêmios e contou com campanha publicitária estrelada por atletas patrocinados pela Caixa. Além de patrocinador oficial do COB, a Caixa é o banco oficial da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim. André Lopes, gerente de marketing esportivo da Caixa, conta que com o patrocínio, o banco espera ganhar exposição na mídia enquanto instituição financeira apoiadora do esporte brasileiro. “Temos realizado diversos investimentos neste sentido, para demonstrarmos nossa responsabilidade no campo do esporte. Ser patrocinador da delegação olímpica brasileira em Pequim é uma forma de estarmos presentes, desde o apoio às categorias de base e descoberta de novos talentos, passando pelos Centros de Treinamento, pelas competições que compõem o calendário nacional, participação de nossos atletas em competições internacionais e pela ajuda de custo aos atletas de alto rendimento e técnicos. Tudo desenvolvido junto às confederações patrocinadas, até o evento de maior relevância para o esporte mundial, que são os Jogos Olímpicos”, fala. Lopes conta que o banco irá divulgar o patrocínio em mídia espontânea com ações de publicidade e propaganda durante os jogos. “Para tangibilizarmos o investimento realizado”, diz.

Sol
Com uma série de embalagens temáticas no mercado desde o começo de julho, a Sol entrou no ritmo dos jogos. Toda a família da cerveja (lata, 600 ml, long neck e Sol Shot) recebeu a “cara olímpica”, que traz a cor dourada e elementos que remetem ao espírito das equipes brasileiras nas Olimpíadas 2008. Gisleine Silveira, gerente de marketing da marca, conta que, além das embalagens especiais, desenvolveu outras ações para explorar o patrocínio ao COB de forma abrangente. “O plano inclui ainda ações com consumidores em bares, restaurantes e supermercados de todo Brasil; patrocínio das cotas de transmissão da ESPN; patrocínio da cobertura MSN; materiais de pontos-de-venda; hotsite exclusivo, além de vinhetas televisivas que destacam o novo desenho das latas temáticas e o suporte da marca à equipe olímpica do País”, explica.

Gisleine acrescenta que a interação direta com os consumidores está sendo feita através do hotsite da marca voltado para o tema e das ações promocionais nos pontos-de-venda da cerveja.

Espontânea
A Petrobras é a única empresa entre as patrocinadoras que não tem campanha ou ação de marketing prevista para as Olimpíadas. Segundo a assessoria de comunicação corporativa da estatal, com o patrocínio ao COB a Petrobras tem como objetivo conseguir visibilidade da marca no período de preparação dos atletas de modalidades olímpicas. “No contrato, há uma série de contrapartidas: menção da Petrobras como patrocinadora oficial de determinada modalidade (desde que não tenha outro patrocinador oficial); utilização de imagens da modalidade em campanhas de comunicação da empresa; exposição da logomarca da empresa em placa durante competições, em locais de treinamento e nos uniformes oficiais de treinamento (desde que a modalidade não tenha patrocinador oficial)”, explica a assessoria. Mas todas estas contrapartidas estão sendo realizadas antes das Olimpíadas, já que durante o evento os atletas passam a fazer parte da delegação olímpica e, conseqüentemente, estão proibidos de exibir qualquer marca de patrocinador no decorrer dos Jogos.

Também como a Olympikus, a Sadia está patrocinando as delegações esportivas do COB há três anos. A empresa tem exclusividade na categoria alimentos. Ela considera o esporte um instrumento de inclusão social e o melhor meio para a conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis na vida. A Sadia apóia o esporte há mais de três décadas e atualmente promove o Projeto Ginástica Rítmica Sadia, que conta com 26 ginastas que disputam os principais campeonatos da modalidade, no Brasil e no exterior. A Sadia viabiliza as viagens das atletas para competições, a aquisição de aparelhos, contrata treinadores de alto nível (nacionais e internacionais) e ainda oferece ajuda de custos. Durante os jogos, a companhia estará presente em todos os meios de comunicação das TVs aberta e por assinatura, em revistas, rádio e internet.

Oi
Em sua segunda Olimpíada como patrocinadora, a Oi aproveita para disponibilizar para seus clientes alguns produtos temáticos, como canais de assinatura e alertas. Entre os serviços estão notícias olímpicas, curiosidades sobre os jogos, alerta de medalhas, quadro de medalhas, destaques da programação e resumo da madrugada. A Oi também terá um portal wap sobre as Olimpíadas que estará no ar na próxima semana e trará ringtones de temas olímpicos e de esportes, como hinos de países, e MP3, entre outros recursos de áudio. O portal também oferecerá imagens, como anéis olímpicos e tocha; vídeos de esportes olímpicos e radicais, além de vídeos dos Jogos de Pequim; e games, com temática esportiva (futebol, vela, natação).

Teresa Levin