Diversificação de canais das marcas comunicação alinhada
O varejo passou a contar com outros canais. A loja física continua sendo importante para o mix de vendas, mas não é mais a única forma de monetização. O comércio online passou a ter grande relevância, mas para muitos é um elemento de consulta. Mas cresce exponencialmente. E sua evolução é inexorável. Vide o sucesso dos e-commerces Amazon e Alibaba. No Brasil, as vendas pela internet avançam e já tem eventos como a Black Friday.
O Lide Talks sob o tema “Diversificando as estratégias dos canais de venda”, com Sandro Rodrigues, presidente do Grupo Hinode, e João Livi, CCO e CEO da Talent Marcel, mostrou que o importante na multiplicidade de pontos de contato com os consumidores.
O conhecimento do varejo é essencial para as marcas. Ricardo Freitas, presidente da TCL (Semp Toshiba), explica que nos 42 anos construiu uma relação com mais de dois mil clientes varejistas. E ressaltou a comunicação realizada pela Talent Marcel que facilita a ligação não só com os consumidores finais, mas também com o ambiente B2B. A marca de café 3 Corações, que é comercializada em mais de 300 mil PDVs e faturamento anual de R$ 4,5 bilhões, tem “trabalho importante” do presidente e acionista Pedro Lima que faz visitas diárias em todo o país para observar as reações dos consumidores na hora de escolher uma marca de café, como explicou o executivo André Carvalho, que comanda a área B2B da empresa.
“Temos revendedoras, lojas e muitas formas de comercialização, mas o importante é deixar o conceito da Hinode bem transparente”, disse Sandro Rodrigues. “A comunicação precisa estar alinhada em todos os canais para o conceito ser reconhecido”, resumiu João Livi.