Cannes Lions investiga case 'Efficient way to pay', feito para a Consul; em nota, agência pede desculpas pelo erro

A DM9 se manifestou, nesta terça-feira (24), sobre o case 'Efficient way to pay' para a Consul, que ganhou um Grand Prix em Creative Data, na semana passada, mas está sob investigação da organização do Cannes Lions, como afirmou a assessoria de imprensa ao propmark.

A nota, assinada pelo copresidente Pipo Calazans, fala que, ao tomar ciência dos questionamentos sobre o case 'Efficient way to pay', o time de criativos se mobilizou para apurar os fatos "com transparência e responsabilidade".

O executivo afirma que constatou que houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase, que acompanha a peça. Calazans se desculpou pelo ocorrido, e disse que, assim que for concluída a apuração, a agência vai priorizar o 'dialógo transparente' com colaboradores e clientes, em especial a Consul.  

"Icaro Doria, como copresidente e CCO, assume total responsabilidade pelo fato", diz um trecho da nota.

A nota garantiu que vai instituir um Comitê de Ética em Inteligência Artificial, com a participação de membros externos e independentes de diferentes segmentos, para estabelecer diretrizes, promover debates e fomentar o uso responsável dessa tecnologia.

"Queremos ampliar ainda mais as discussões com todos os agentes do setor, contribuindo para que o uso da IA esteja sempre alinhado aos princípios da verdade, do respeito e dos direitos de imagem", disse.

Entenda o caso

Case feito para a Consul, 'Efficient way to pay' propõe um modelo alternativo de acesso a eletrodomésticos para famílias de baixa renda. Como uma solução para a compra à vista ou parcelada, o pagamento seria feito com o valor economizado na conta de luz.

Os consumidores testariam produtos mais eficientes e pagariam somente com base na redução mensal do consumo energético.

O fato é que a organização do Cannes Lions recebeu uma denúncia através de um e-mail anônimo, que levanta acusações graves sobre a legitimidade da campanha.

Com o título 'Urgente – Suspeitas em torno de campanha premiada do Brasil', o conteúdo alega que a peça pode ter manipulado informações e imagens, inclusive com o uso de IA.

O texto também destaca que "a campanha era praticamente desconhecida no Brasil antes de vencer em Cannes — sem cobertura, sem repercussão, sem reconhecimento entre os círculos publicitários ou de inovação no país. Esse surgimento repentino em Cannes, sem qualquer divulgação local, é profundamente suspeito".

Leia a nota na íntegra

"NOTA DE POSICIONAMENTO | DM9

Na semana passada, diante de questionamentos em meio ao Cannes Lions 2025, acionamos imediatamente nosso time de criativos e nos mobilizamos para apurar os fatos com transparência e responsabilidade. Constatamos que houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase que acompanha um dos nossos cases premiados no festival. Por essa situação, queremos deixar, desde já, registrado o nosso pedido de desculpas.

Tão logo concluímos a apuração, priorizamos o diálogo transparente com nossos colaboradores e clientes – em especial a Consul, marca pela qual temos profundo respeito, e que não teve qualquer relação com as falhas –, além dos demais envolvidos. Icaro Doria, como Copresidente e CCO, assume total responsabilidade pelo fato.

Estamos tomando as medidas necessárias e proporcionais, entre elas o aprimoramento das nossas rotinas, o reforço da segurança nos processos da agência e o fortalecimento das diretrizes do nosso Código de Conduta, documento que orienta comportamentos em diversas frentes e expressa nosso compromisso com os mais elevados padrões éticos.

Além disso, vamos instituir um Comitê de Ética em Inteligência Artificial, com a participação de membros externos e independentes de diferentes segmentos, para estabelecer diretrizes, promover debates e fomentar o uso responsável dessa tecnologia. Queremos ampliar ainda mais as discussões com todos os agentes do setor, contribuindo para que o uso da IA esteja sempre alinhado aos princípios da verdade, do respeito e dos direitos de imagem.

Para nós, este episódio reforça não apenas a importância de aprofundar a discussão sobre a aplicação de novas tecnologias, como o uso de IA na indústria publicitária, mas, sobretudo, reafirma nossa convicção de que o sucesso não é apenas resultado de talento e criatividade, mas também é reflexo da forma como trabalhamos e interagimos, com um sólido compromisso com a ética e a integridade. Valores inegociáveis para mim e para centenas de pessoas da DM9.

Pipo Calazans

Copresidente DM9"