DM9DDB amplia social team

Rodrigo Zannin, Tatiana Tsukamoto, Gabriel Simas, Guilherme Fregonesi e Maria Guimarães são os novos contratados da área de social team da DM9DDB. Zanin e Tatiana assumem o cargo de head of social team. Simas será responsável por conteúdo compartilhado nas redes, Fregonesi é diretor de arte e Maria, redatora. Todos respondem a Bruno Tozzini, social acd (associate creative director), e Philippe Bertrand, diretor de conteúdo. Fábio Saad, diretor de mídia online da agência, passa a acumular o cargo de diretor de buzz inteligence dentro do núcleo.

Segundo o diretor de convergência, Joca Guanaes, enquanto muitas agências estão atrás de integração, a DM9 está fazendo convergência. “É o que muitas fazem lá fora, como a Crispin Porter + Bogusky e a Goodby, Silverstein and Partners. Nós temos aqui o Bruno e o Philippe, que eu falo que é a nossa dupla dinâmica. Enquanto o primeiro cuida de rede social, o Philippe é de conteúdo. Mas isso não quer dizer que um não faça a função do outro. E isso vale para toda a equipe”, declarou.

Joca afirma que a área é fundamental pelo que ocorre hoje nas redes sociais. “Os usuários vivem em constantes trocas. E as marcas também precisam fazer essas trocas, investir em conteúdo, em entretenimento. Os anunciantes já perceberam isso querem ter um relacionamento mais próximo do cliente, além do papel que já cumprem na mídia”, ressaltou.

O executivo explica que convergência, na DM9, é uma palavra que já é usada no dia a dia da agência há alguns anos. E a área de social team tem pelo menos dois anos, trabalhando tanto sobre a demanda da agência, criando para todos os clientes, como em projetos tailor made, formatados especialmente para um anunciante específico. “Entregamos soluções de engajamento, projetos de branding, de redes sociais e conteúdo. E tudo isso é o que chamamos de convergência”, disse, lembrando de trabalhos consagrados que podem ser classificados desse modo. “Um foi a plataforma convergente de Brastemp, que contemplava a ação ‘Sorrisos’, na qual um spot veiculado em rede em várias rádios paulistanas convidava o motorista a sorrir para o motorista ao lado, na hora do trânsito. Teve ainda BEP Roadie para o Black Eyed Peas, o tripstreaming 99Novas e ‘A volta do Ferrorama’, para a Estrela”. Esse último levou dois Leões na área de marketing direto do Cannes Lions 2011 – um de ouro e outro de prata.

“Temos hoje 15 profissionais em social team. Logo chegaremos a 20. A nossa intenção é ampliar cada vez mais, para cobrir também outras áreas em que atuamos, como mobile, games e aplicativos”, completou Joca.

por Daniel Milani Dotoli