Estreia nesta semana a campanha da Revista Brasileiros criada pela DM9DDB. A ação tem como foco os diferentes pontos de vistas pelos quais o mundo pode ser observado.

É a primeira vez que a agência faz uma campanha para a publicação. A ideia das peças foi do presidente da agência, Sergio Valente. “Eu ofereci a ideia para eles porque é uma grande verdade: quanto mais você estuda as características do mundo, mas você percebe que não tem um jeito só olhar. Há várias maneiras de desenhar o mundo. Se você olha de um ponto de vista tem um jeito, se olha de outro é diferente”, falou Valente.

A assinatura das peças é “Para conhecer profundamente o mundo, você precisa entender cada um deles. Revista Brasileiros, entenda profundamente”. A campanha  visa refletir o comportamento editorial da pulicação. “Eu adoro a Brasileiros. A revista é cheia de informação, não é só a notícia por ela só, tem um tom de análise”, elogiou Valente. “Ela aborda os temas com continuidade. É quase como se fossem hiperlinks, ela vai se aprofundando nos temas”, completou o publicitário, que disse admirar o trabalho do diretor de redação e fundador da revista, Hélio Campos Mello, e do diretor adjunto, Ricardo Kotscho.

A campanha será veiculada em TV aberta e fechada, em cinema e revistas. A peça de mídia impressa é um anúncio sequencial de dez páginas que trazem a recriação do mapa-múndi a partir de cinco diferentes perpectivas. Os temas escolhidos para ilustrar as perpectivas são petróleo, CO2, terrorismo, pirataria e fome.

No mapa de fome, a África aparece em dimensões maiores e a Europa, a América do Norte e a Oceania em tamanho muito menor. No mapa CO2, que se destaca são os Estados Unidos, enquanto a África e a América do Sul diminuem consideravelmente.

Com técnicas de animação, o mesmo efeito de aumentar as regiões mais importantes a partir de determinada perspectiva e diminuir outras foi usado no filme, que foi feito pela equipe de cinema da própria agência. O comercial ganha um tom mais dramático devido à trilha sonora instrumental.

por Cristiane Marsola