A 14ª edição do Fiptur (Festival Internacional de Publicidade, Turismo e Ecologia), encerrado na última sexta-feira (15), em Salvador, concedeu dois Grand Prix entre as cerca de 300 peças inscritas na parte competitiva do evento. O filme “Money”, da DM9DDB para a ONG WWF (World Wildlife Fund), assegurou o prêmio máximo na área de Ecologia, enquanto a campanha “Tudo tem outro ponto de vista”, da Paim para a Bienal do Mercosul 2007, ficou com o GP relacionado ao mercado de turismo. Os jurados também concederam cinco troféus de ouro, sete de prata e nove de bronze. Houve rigor na análise, na expressão do jurado Wander Cairo Levy, da Milk. “A publicidade desses segmentos tem qualidade, mas ainda precisa de melhor acabamento, conteúdo e idéias”, disse o publicitário, que dividiu o júri com Sergio Campanelli, do estúdio MCR, Antonio Cadena, do Almanaque da Propaganda, Paulo Macedo, do propmark, e Antonio Luiz Lino, diretor de criação da Engenho Novo.
A D/Araújo, de Florianópolis, foi a agência que conquistou o maior volume de prêmios, um total de seis, entre os quais o ouro com “Desculpe se o anúncio ficou meio poluído. Foi você quem fez”, ação desenvolvida para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina. Além do GP, a DM9DDB ganhou ouro com a campanha “Salve o planeta”, para a Companhia Athletica com apoio do WWF, composta pelos anúncios “Um banho mais rápido pode salvar o planeta”.
Com os anúncios “Dom Pedro” e “Aniversário de Salvador”, a agência baiana Boa Nova Propaganda, para a Salvatur, também assegurou premiação com ouro.
A amazonense Oana, com “Basta um pouco de atenção”, para comemorar o dia mundial do meio ambiente para a Prefeitura de Manaus, foi distinguida pelo corpo de jurados com ouro. Na área de marketing promocional, a agência Cavassoni, de São Caetano do Sul, recebeu troféu de ouro com o projeto Viva para a Prefeitura de São Caetano do Sul. A Opy, que desenvolveu o portal “Cidades e mídias paulistas”, conquistou o único prêmio na área de internet, um bronze. A venezuelana Nolck, que inscreveu sete trabalhos, ganhou bronze com o anúncio “Dejarse Llevar” para o Programa Tacha.
Organizado pelo publicitário Gorgônio Loureiro, o Fiptur é um evento bienal. A próxima edição, em 2010, será realizada em Gramado, no Rio Grande do Sul. Em contrapartida, vem para Salvador a sexta edição do Fórum Mundial de Comunicação Social. “É uma oportunidade para discutirmos esse mercado que exige uma comunicação eficiente para atrair consumidores do País que passaram a viajar com maior intensidade após a estabilidade econômica. Porém, precisamos de maior incentivo ao turismo para que o marketing e a publicidade possam ser parceiros pontuais desse negócio que movimenta bilhões no mercado nacional”, enfatizou Loureiro. “Em 2009 vamos ter um Fiptur em Buenos Aires e a intenção é a realizá-lo a cada dois anos em uma capital latino-americana”, ele acrescentou.
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Nas 13 primeiras edições, o Fiptur teve apenas a parte competitiva. Neste ano, no entanto, Loureiro incluiu na agenda workshops e palestras. “Precisávamos dessa evolução para materializar o conceito de aprender para gerar conseqüência posterior”, afirmou. Entre os palestrantes, Domingos Leonelli, secretário de turismo da Bahia, propôs que o mercado brasileiro prospecte a região latino-americana. “Isso depende da nossa auto-estima, que precisa do combustível da paixão para ser elevada. Só assim os países próximos vão nos perceber. Todos já sabem que temos sol e mar, mas precisam de estímulo. Sugiro à Alap (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade) que lidere uma campanha motivacional na região”, afirmou. O diretor de marketing do Ministério do Turismo, Marcio Ferreira do Nascimento, acredita que a comunicação tem papel fundamental no processo de fomento. “A boa publicidade é um agente que acelera propostas como a de estimular o turismo interno”.