DNA digital com espírito 360 graus

À primeira vista, o nome da agência é apenas uma sigla: VML. Só que em um breve contato muda tudo porque as três letrinhas, quando pronunciadas, criam um charme no epíteto. VeMel. É assim que os funcionários se referem à casa, que é novinha no Brasil – completará sete anos no fim de 2018. Tem dois escritórios, um em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, e outro em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, aberto em agosto de 2015. Ainda que o percurso, até aqui, esteja curto, a companhia o trilha com brilhantismo. Só nos primeiros quatro meses deste ano, nove clientes aportaram na companhia – AOC, Beto Carrero, Estrella Galicia, Invisalign, Mobly, Nespresso, Philips, Recovery e Viacom/Porta dos Fundos (ver cases).

 A expertise digital ajuda no crescimento do negócio, de acordo com Fernando Taralli, responsável por trazer a VML ao Brasil – a empresa é norte-americana, sua matriz é do Kansas. “A gente vem de um momento muito oportuno em que o consumidor brasileiro passou a absorver o digital de forma voraz. E os anunciantes desejam um digital com qualidade”, diz Taralli.  Ele afirma que a crise socioeconômica que atinge o país há alguns anos favorece o empreendimento. “Google e Facebook cresceram, a VML também. E outras agências digitais devem ter tido ampliação, porque os seus principais parceiros e veículos se desenvolveram.”

Por outro lado, Taralli avisa, não há um consumidor que use apenas o digital. Para o executivo, os canais são complementares. “Nosso DNA é digital, mas nada me impede de fazer offline. Aliás, metade da minha compra é offline. Não existe um consumidor que só faça isso ou aquilo.
Um exemplo prático: sabemos que, para o consumidor de cerveja premium, o digital é o principal canal, com 96% de cobertura. Só que a TV aberta tem 89% de cobertura. Então, não dá para cravar em um ou outro canal. Nós precisamos encontrar uma forma inteligente para aumentar o share do anunciante, o que me leva a pensar muito em como complementar cada meio para que um some ao outro.”

A equação parece complicada, até porque, Taralli explica, hoje existem formas de mensurar com rapidez também o trabalho offline quando o assunto é televisão. “Há software para isso. Mas, em tempos de crise, vivenciamos o chamado ‘A Escolha de Sofia’.” Ele se refere a uma decisão para lá de complexa, comparando a situação do business com o drama que foi relatado em filme homônimo, de 1982, a partir do romance de William Styron, que narra a história de uma mãe polonesa, presa com dois filhos em um campo de concentração que, diante de um oficial nazista, precisa decidir qual criança será salva da execução. “Em um momento de dificuldade, algo pode ser cortado e percebemos um olhar dos anunciantes muito mais intenso para o online, devido à sua capacidade de mensuração instantânea.”

Quando o cliente decide por uma campanha que vai atém do online, a VML “divide relacionamentos” com outras agências. “Funciona muito bem e aprendemos a construir relações frutíferas. Para empresas de budget intermediário, é difícil justificar duas agências em uma única operação. Então, criamos uma composição em que faço todo o digital e entrego ao cliente também o offline, só que com um pensamento bastante cirúrgico, cuidadoso, refletindo questões como por que fazer e onde fazer. Assim conseguimos sucessos interessantes.”

É fato que a revolução digital sacrificou “bastante” o meio impresso, segundo Taralli. Para ele, algumas agências digitais cometeram o “grande erro” de acreditar que poderiam fazer qualquer conteúdo por conta própria. “Não podem. Em alguns casos, precisamos fazer parcerias para produzir materiais de excelência.” Ele cita, como exemplo, um projeto que realizou com a Editora Globo e a GE. “Sem os jornalistas competentes, não daria certo.” Mas o executivo nos traz uma boa notícia: “Tenho visto vários estudos que indicam que o print deveria voltar. Existe a necessidade de uma migração e um equilíbrio de somatórias”. E essa soma, afirma, ajuda o anunciante a solidificar sua marca.

Aos 47 anos, pai de Luca, de dois anos, e Leonardo, de dois meses, casado com Ana Carolina, Taralli confessa: “Com tranquilidade, digo que foi muito bom ter sido pai velho. Filho pequeno é treinamento de guerra. Se eu tivesse me tornado pai no começo desta agência, acho que teria sido uma tarefa inglória para o trabalho e a família.” Na VML Brasil desde o princípio, Taralli liderou o lançamento de conhecidas startups, como Groupon, Hoteis.com, Dafiti e Mobly. Ele se orgulha de a agência ter sido responsável pela primeira série interativa da internet brasileira, a “Control C Control V”, criada em parceria com o Portal MSN Brasil, que teve patrocinadores fortes – Vivo, Nova Schin e Colgate Plax. A partir dessa experiência, outras webséries foram ao ar – as mais recentes foram criadas para as marcas Docol, Plenitud (Kimberly-Clark) e Intimus.

O passado profissional de Taralli atesta seu desempenho. Antes de chegar onde está, codirigiu por quatro anos, de 2004 a 2008, a Wunderman Brasil – esteve ao lado de Eduardo Bicudo, que permaneceu na casa por 14 anos. “Foi um momento muito bom de crescimento da agência. Mas, depois, montei um núcleo digital na Y&R, uma startup que ganhou corpo, virou a Energy, e, em 2011, se transformou na VML.” A empresa conta hoje com 140 colaboradores, que cuidam de 25 marcas – metade delas de contas publicitárias atendidas integralmente (on e offline).

 O presidente da casa comenta a “excelente performance da equipe”, que se baseia no mesmo modelo de atuação da matriz e revela a receita: “Equipe talentosa e a incansável busca de soluções criativas, unindo criatividade, inovação, análise de dados, visão omnimedia e capacidades transacionais, como BI e programática, para gerar conexões relevantes entre marcas e consumidores, da construção e fortalecimento de branding a todas as etapas do funil de conversão”. Não por acaso, a VML foi eleita a agência com clientes mais satisfeitos entre as digitais brasileiras, na última pesquisa agencyScope/Grupo Consultores.

 São quase sete anos no mercado e as perspectivas de futuro são animadoras. “Gosto muito do livro ‘Tipping Point’, escrito por um colunista do The New York Times. Ele fala que os negócios demoram dez anos para maturar, para terem solidez. Ele prova isso. Nós estamos no caminho.” Mesmo diante das incertezas políticas que afetam o país, o clima na VML é de otimismo. “Em janeiro trabalhamos como se fosse março. Os clientes anteciparam campanhas porque não querem esperar para ver o que vai acontecer. No entanto, temos a Copa, que tira a atenção da política, e vamos procurar oportunidades para estar nessa temática. Mas estamos com esperança de uma agenda reformista”.

 Brava equipe

O board da VML conta ainda com outros cinco profissionais altamente credenciados. Há oito meses na VML, Fábio Meneghati, 34 anos, VP de atendimento, conta que uma boa dinâmica de agência começa justamente no atendimento, mas repercute nas outras áreas. “Colocamos uma campanha no ar e o consumidor comenta. Nós precisamos estar bem próximos para administrar isso.” Com ele, são 27 profissionais no setor. “A primeira grande mudança que promovemos aqui foi analisar o perfil dos clientes da agência, quem precisa de um acompanhamento mais estratégico, quem depende mais de projetos. Baseados nessa análise, passamos a olhar o nosso time e adequar as pessoas corretas para as contas corretas. Parece uma coisa básica, mas é muito natural as agências terem pessoal para atendimento e pessoal para projeto. Aqui, unificamos essas duas áreas. Ou seja, o profissional de atendimento também faz gestão de projeto”, explica.

 Com mais de 15 anos de bagagem profissional, Fabio acumula passagens por Lew’LaraTBWA, MoodTBWA, Loducca, MPM Propaganda, Ag407, Grupo G/PAC e Le Pera Comunicação. Graduado em publicidade e propaganda, com MBA em marketing digital, pós-graduação em 

marketing empresarial e Master Class em Business Transformation na Com Hyper Island, ele também é diretor do chamado GA (Grupo de Atendimento), em que atua como o responsável pela integração regional da organização.

 “Nossa filosofia é ser o principal parceiro dos negócios do cliente. Por isso, é fundamental o time todo conhecê-lo a fundo para  garantir a melhor utilização de dados e insights. Nossa visão é baseada em pilares. Um deles é o de ser consultor, entender o business, estar mergulhado mesmo no dia a dia do cliente, prestando um serviço consultivo sempre pautado em dados. Temos ainda a função de data orient. E precisamos viabilizar as ideias.”

 Fabio conta um caso de sucesso. “A Shell lançou o ano passado a gasolina aditivada VPower, e o time da área de planejamento precisava de conteúdos diários sobre o assunto, algo difícil. Em diferentes categorias, há marcas mais fortes que o produto em si. No caso de gasolina aditivada, não aparecia nenhuma marca com destaque e essa foi a nossa oportunidade.”

 Resumindo: na busca no trends do Google, a marca VPower aparece maior que as palavras “gasolina aditivada”. Foi uma operação grande, que envolveu muita gente, Fabio diz. “Além disso, todos os dias, criávamos conteúdos relevantes. Pegamos quatro influenciadores, cada um falava sobre um tema especifico, como economia, viagem, tipo de carro. Esses temas foram baseados em pesquisa do Google, que cedeu o banco de dados para a agência. O consumidor buscava, por exemplo, por melhor restaurante e recebia um vídeo em que fazíamos a seguinte relação: está buscando o melhor restaurante? por que não busca a melhor gasolina para o seu carro? Os consumidores ficaram surpresos porque dávamos a resposta em vídeo. Produzimos mais de 700.”

A área de planejamento está sob o comando de Sumara Osório, uma compenetrada publicitária de 43 anos e com 25 de experiência em pensamento estratégico, gestão de equipe e desenvolvimento de negócios – ela passou por grandes agências antes de chegar à VML, como DPZ (atual DPZ&T), Lew’LaraTBWA, 141 Soho Square (Grupo Ogilvy), Grey e Y&R, onde atuou como diretora-geral da área de Planejamento. “Viabilizamos ideias em uma multiplicidade gigantesca de formas. Fizemos um projeto junto com a ESPN, que foi criado para lançar uma linha esportiva do absorvente Intimus. Esse pensamento nasceu do insight que apenas de 2% a 3% do esporte coberto pelas emissoras é feminino. Não existe cobertura porque não existe audiência ou não existe audiência porque não existe cobertura?”.

A executiva completa: “As marcas precisam se engajar, acreditar em algo para ajudar a mudar opiniões. No caso de Intimus, existe o propósito de tirar o estigma de tabus do universo feminino. Falamos de menstruação e de esporte. Ou seja, estar menstruada, por exemplo, não vai impedir a vontade de nenhuma mulher de ganhar o jogo nem sua dedicação. Ter um propósito é importante no sentido de como as marcas podem ter um papel transformador na vida das pessoas, como trazer inovação nos produtos e também no pensamento.”

Fabio acrescenta: “Estamos falando de conteúdo, de mix de comunicação, de material útil. Um comercial de 30 segundos pode não ser relevante para o consumidor. Mas esse tipo de ação da Intimus é um movimento puxado, inclusive, pelo consumidor. Não dá mais para vender produtos como estávamos acostumados. Precisamos estar mais conectados com a realidade”. Os dois VPs estão alinhados no pensamento. “Existe uma diferença gigantesca entre o mundo analógico e este de um passado muito recente. As grandes transformações não têm dez anos. Pense em AB&B, Uber, Facebook. Gosto muito da frase: ‘Tudo o que você aprendeu há cinco anos não é relevante e tudo o que aprendeu há dez é inútil’, diz Sumara. Concorde ou não, Sumara parece ter razão quando afirma: ”A mudança é o único estado permanente das coisas e precisamos funcionar como um Waze, adequando a rota quantas vezes forem necessárias”, ela finaliza.

 Há pouco mais de dois anos, Jairo Anderson (bacharel de publicidade e propaganda pela Cásper Líbero, com especialização em roteiro nos Estados Unidos, ele tem 17 anos de experiência como redator) e Wellington Ferreira (iniciou sua carreira na DPZ, passando pela Ogilvy e Wunderman, tem especialização em Cinema na AIC e Ilustração na Escola Panamericana de Artes), que estão na VML Brasil desde sempre, assumiram o comando da criação e, a partir de então, a dupla promoveu mudanças nos processos para consolidar a cultura data-driven, focada na geração de conexões relevantes entre as marcas dos clientes e seus consumidores. “A criação é resultado de um projeto que vem sendo desenvolvido e aprimorado para gerar ideias que, de fato, resultem em retornos para os investimentos dos clientes. Cada um de nós deve se ver como parte do todo, integrado às áreas de Planejamento, Mídia e BI”, diz Jairo. A equipe de criação é formada por 30 profissionais agrupados de uma forma peculiar: duplas entre jovens e veteranos, favorecendo trocas de experiências e compartilhamento de conhecimento.

Fabio Imparato, VP de operações, ingressou no Grupo Newcomm em 2004 como gerente de Atendimento de Casas Bahia na Y&R. Em 2010, migrou para Energy — que, em 2012, se tornou VML — onde atuou como diretor de contas e diretor de serviços ao cliente. Desde outubro do ano passado, como VP de Operações e Diretor-Geral da VML Rio,  passou a responder  pelas áreas de mídia e operacionais  e pela operação no Rio de Janeiro. “A consolidação do meio digital trouxe uma série de oportunidades para as marcas, mas é preciso estar preparado para aproveitá-las. Além de talentos, em todas as áreas, temos como prioridade instrumentalizar a agência com metodologias e ferramentas proprietárias para intensificar a atuação consultiva da agência, potencializando os investimentos dos nossos clientes e, com isso, garantir o crescimento sustentável da agência”, comenta Imparato.
Ele também acrescenta que, neste sentido, faz toda a diferença integrar uma rede como a VML, sempre de olho no futuro. “Na nossa operação no Rio, somos um time com 35 profissionais, que atua num modelo in house (alocado dentro do cliente). Toda a equipe faz a interface direta com o cliente. “Além da equipe supertalentosa, investimos em processos de trabalho ágeis como Scrum e Kanban e aplicamos técnicas de UX como Design Thinking para alcançarmos um melhor resultado” conclui

 

 

 

Principais executivos

Fernando Taralli
Presidente

Fabio Imparato
VP  de Opereações

Sumara Osorio
VP  de Planejamento

Fábio Meneghati
VP de Atendimento

Jairo Anderson
Diretor-executivo de Criaçāo

Wellington Ferreira
Diretor-executivo de Criaçao

Julio Dias
CFO

Camila Cerniauskas
Diretora de Mídia Branding

Vilma Morais
Diretora de Mídia Branding

Rodrigo Pedreira
Diretor de New Business

Luciana Schwartz 
Diretora de Mídia Omnichannel

Caio Castro
Diretor de Mídia Perfomance

 

Clientes

AOC

BetoCarreiro

Bridgestone 

Docol

Estrella Galicia

Ford

GoDaddy

Grendene Kids

Kimberly-Clark (Intimus, Plenitud e Huggies)

Kindle (Amazon)

Invisilign

MinistérioPúblico do Estado de São Paulo (pro-bono)

Mobly

Nespresso

Netflix

Oi Telecom

Philips

Raízen/Shell

Recovery

Salvat

Socopa Invest

SumUp

Universal Pictures

Verisign

Viacom/Porta dos Fundos

Vivix

 

 Cases

 

Socopa Invest

Para reposicionar a imagem da Socopa, uma das corretoras de valores mais tradicionais do país, a VML, em parceria com a área de marketing, desenvolveu a marca Socopa Invest – uma plataforma de investimentos digital com as melhores soluções financeiras para todos os perfis de investidores. A equipe de UX da agência desenhou o novo site para oferecer ao usuário a melhor experiência em usabilidade. E, logo na sequência, foi lançada a primeira campanha digital da marca. Com o conceito criativo “Mais valor para sua liberdade”, a série de filmes e de ativações nas redes sociais mostra que, com as facilidades da Socopa Invest, fica muito mais fácil ter o controle sobre os próprios investimentos.

 

FordPass

O FordPass soma mais de quatro milhões de downloads globalmente. O aplicativo é uma plataforma de serviços e conveniência da Ford com uma série de funcionalidades para os consumidores – proprietários ou não de carros da marca. Um dos principais projetos globais desenvolvidos pela rede VML, a ferramenta já está presente em vários países, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, França e China. No Brasil, a área Tech da VML, responsável pelo desenvolvimento de plataformas e produtos, viabilizou a primeira versão 2.0 do FordPass, que apresenta uma série de aprimoramentos. Entre suas funções é possível comparar preços de postos de combustível e estacionamentos, pesquisar restaurantes, acessar a assistência 24 horas e fazer o agendamento online de serviços nos distribuidores Ford. Também conta com um sistema inteligente de autoajuda com respostas para as dúvidas mais comuns, integrado à área de Serviço ao Cliente.

 

AOC combate preconceito

A AOC, do grupo taiwanês TPV (Top VictoryEletronics), é líder mundial em venda de monitores e detentora da maior linha desses produtos para o mercado gamer no Brasil. A primeira ação da VML para a marca, que chegou à carteira da agência às vésperas do Dia Internacional da Mulher, se tornou mais um case de agile marketing. Foram escaladas duas das principais jogadoras de League of Legends do Brasil, Queen B e Caju, para incentivar as mulheres a enfrentar os haters. Em uma cocriação com as jogadoras, responsáveis pela curadoria das principais ofensas nas redes sociais, a campanha “Respeito pelas mulheres no universo dos jogos” intensificou a aproximação da AOC com as gamers e fortaleceu seu compromisso com o combate ao preconceito.

 

 

Branded entertainment by intimus®

“Marias”, ação de branded content de Intimus®, virou uma série de sucesso com quatro temporadas exibidas pelo Canal Sony. Criada em 2015, em parceria com a Ogilvy, a trama com histórias das personagens “Marias” sobre os diferentes campos da vida foi evoluindo na linguagem, nos roteiros e na produção, estabelecendo uma audiência cativa digital – primeira iniciativa de branded content nacional que conquistou público próprio, ansioso pela evolução das personagens. E, para surpreender a audiência, em sua quarta temporada fãs da série e influenciadoras digitais participaram de alguns episódios, relacionando suas experiências pessoais aos assuntos abordados no capítulo.

 

Movidas pela coragem

Em tempos de engajamento com seus consumidores, como incentivar o público a falar sobre incontinência urinária e as soluções de Plenitud – marca de roupas intimas descartáveis e também dos protetores e absorventes da Kimberly-Clark? São aproximadamente 20 milhões de brasileiros, sendo a maior incidência em mulheres, que muitas vezes têm a rotina abalada pelo tabu que cerca o assunto. A partir deste desafio, a VML criou a websérie “Movidas Pela Coragem”, com a apresentadora Astrid Fontenelle. Nas duas temporadas, mulheres reais mostraram que, com Plenitud, é possível ter uma vida plena e cheia de conquistas, apesar dos escapes de urina. As entrevistas evidenciaram a importância da sororidade e das trocas de experiências para formar uma rede de apoio a quem sofre com essa condição. Uma das personagens foi descoberta no evento “Plenitud, novos 50: maturidade feminina em uma jornada sensorial”, que reuniu convidados entre 18 e 65 anos para debater o tema, após a primeira temporada da série.

 

#Olhaelas no futebol com Intimus®

A Kimberly-Clark lançou a linha Intimus® Sport, primeira de cuidados íntimos femininos para a prática esportiva do mercado brasileiro. Para apresentar a novidade e fortalecer o papel da marca Intimus® como grande aliada das mulheres, a campanha digital criada pela VML teve como destaque parceria inédita com o portal espnW, referência da ESPN em todo o mundo. Intitulada #OlhaElas, a iniciativa marcou a primeira transmissão ao vivo de um jogo de futebol feminino amador, pela fanpage Mundo ESPN no Facebook, e integrou a programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Precedida por uma série de vídeos com a participação da blogueira do portal espnW, Luana Maluf, a partida entre os times Le Sisters e Canela de Mina teve narração de Everaldo Marques, arbitragem de Sálvio Spinola e cobertura do time de jornalismo da ESPN. A transmissão do jogo alcançou mais de 120 mil pessoas e gerou 13.400 mil reações, comentários e compartilhamentos.

 

Acredite no abraço com Huggies

Agilidade no meio digital faz toda a diferença. Transformamos o lançamento das fraldas Huggies para prematuros no mercado brasileiro em uma ação social de grande importância para a população, em tempo recorde. Para celebrar o Dia Mundial da Prematuridade (17/11), produzimos um vídeo com o ator Marco Luque, que foi um bebê prematuro e tem uma filha também nascida antes do tempo. O depoimento emocionado do humorista, relembrando a população sobre a importância do abraço no fortalecimento da criança prematura, deu início a uma série de ações da Huggies voltadas à causa, incluindo a doação de fraldas para hospitais. A iniciativa contou ainda com participação de outros famosos prematuros – Carolina Ferraz, Karina Bacchi, Marcelo Serrado e Carol Castro.

 

Docol – Casas com Docol

Casas showroom, com cozinhas e banheiros que parecem inabitados – e peças de exposição que não devem ser tocadas – sempre pautaram a comunicação de anunciantes do setor. A Docol, em campanha assinada pela VML, inova ao trazer uma linguagem que reforça o conceito “casa viva”: casa de verdade, com pessoas reais, bagunça de criança e gente em volta da mesa. A plataforma ganhou vida por meio de uma websérie de sete episódios em que os próprios moradores apresentam suas casas. Ao lado dos arquitetos responsáveis pelos projetos, os clientes mostram os produtos DOCOL sendo usados na prática. Os resultados foram tão expressivos para o cliente que, em breve, será lançada a segunda temporada, com mais sete episódios retratando a relação das pessoas com suas casas.

 

Nespresso Morning, On e Off

Depois de dois anos à frente da comunicação digital de Nespresso, a VML acaba de lançar sua primeira ação de publicidade integrada para a marca. A iniciativa dá continuidade à estratégia para ampliar a presença da Nespresso na mesa de café da manhã dos brasileiros. A campanha “Morning” trabalhou cinco perfis de consumidores com rituais diferentes: Toma Café Tarde, Toma Café Reforçado, Toma Café On The Go, Toma Café em Família e Toma Café Trabalhando. Cada um deles foi apresentado numa websérie, criada exclusivamente para a plataforma Instagram, pelos influencers Luisa Accorsi, Renata Kuerten, Lu Tranchesi, Tatiana Romano e Gian Luca Ewbank, que toparam compartilhar suas rotinas matinais no formato de reality show. A campanha também contemplou filme para TV, mídia impressa e digital e mobiliário urbano.

  

Reinvenção da água

A campanha “A Reinvenção da Água”, criada para o lançamento do monocomando de cozinha Docol Ozônio, aposta em uma linguagem minimalista com fotografia em fundo escuro para enfatizar que, com o produto, a água corrente se transforma em água com poder de esterilização. Sob uma trilha sonora clássica, as cenas vão mostrando os benefícios da adição do ozônio à água, que remove 75% de agrotóxicos dos alimentos, elimina 99% de bactérias de objetos como chupeta e mamadeira de maneira rápida e eficiente e ainda remove odores indesejados, como o de peixe e alho, das mãos e utensílios.

  

Grendene Kids

Com mais de 20 campanhas integradas por ano, a plataforma de comunicação da Grendene Kids – liderada pela VML – aposta em caminhos criativos que fogem da infantilização das crianças. Um exemplo de inovação da linguagem é a estética pool party adotada para apresentar a nova linha de sandálias da Barbie, “Festa na Piscina”. Com um tratamento supermoderno, o filme para TV mostra duas boias sentindo falta das crianças na piscina, enquanto elas estão se divertindo com os produtos da Grendene Kids. A estratégia digital segue a mesma linha e traz gifs biográficos dos personagens do filme. Também conta com a participação da atriz Maisa Silva, considerada a maior influencer em sua faixa etária no Brasil e atual embaixadora da marca. 

 

GoDaddy

O empreendedorismo vem crescendo expressivamente no Brasil. E a GoDaddy, provedora de hospedagem de sites e líder mundial em domínios, quer intensificar sua parceria com os empreendedores e proprietários de pequenos negócios que buscam uma presença online profissional, segura, fácil de usar e com preço competitivo. Este é o propósito da nova campanha integrada “Isso é.com.br”, criada pela VML. A série de filmes para TV e internet e tutoriais, protagonizadospelo Pug da GoDaddy, personagem que vem ficando cada vez mais famoso, e pelo Dunga, ex-técnico da seleção brasileira, celebra a inventividade dos brasileiros ao fazer negócios. A iniciativa valoriza, de forma bem-humorada, o espírito criativo e ousado dos brasileiros, enfocando aquelas ideias de negócios tão inusitadas que só poderiam ficar hospedadas em um domínio “.com.br”.

 

Stranger Broadcast

Em um momento inédito na TV aberta no Brasil, o SBT exibiu o primeiro episódio da primeira temporada da série ‘Stranger Things’, da Netflix, em uma rede aberta, além de várias ativações de conteúdo e mídia relacionados ao show. O broadcast ocorreu após o Teleton – a maratona televisiva para arrecadar fundos para a AACD – e, por isso, a Netflix produziu uma ação de branded content dentro do programa, realizada pela VML e AKQA. O engajamento do próprio Silvio Santos, que recebeu uma fã da série caracterizada como uma das personagens, potencializou massivamente o alcance da ação.

 

Shell/Raízen

A maior campanha de vídeos online do Google no Brasil em 2017*. Este é um dos principais resultados da campanha digital, criada pela VML, para lançar a nova gasolina aditivada Shell V-Power. Destacamos a evolução, superioridade e liderança na categoria de combustível aditivado no mercado brasileiro. Foram várias ações, sob o conceito “Busque o Melhor Combustí-
vel”, incluindo a utilização, de forma pioneira no Brasil, do Google Trends como principal indicador de tendências para conteúdo de agile marketing. Definimos uma mecânica para responder às principais buscas na internet, em categorias relevantes para o target, com vídeos personalizados de influenciadores: Marcelo Tas (tecnologia), Zeca Camargo (viagem), Ricardo Amorim (economia) e Átila Abreu (automobilismo). Além de muita agilidade para criar e produzir os mais de 350 vídeos sobre as principais tendências do dia, montamos, em parceria com o cliente, a Power Room, uma sala de performance composta por uma equipe multidisciplinar, focada na análise de big data e monitoramento das redes sociais. Com a alta performance da campanha, a Shell V-Power aumentou em 168,3%** o engajamento na página do Facebook da Shell, garantiu o maior tempo de navegação no site da marca e ainda foi a gasolina aditivada mais buscada na internet – somando mais buscas que todos os produtos dos concorrentes juntos no Google Trends.

*Source: Google Brasil – **Período de comparação: 16/8 a 15/10 e 16/10 a 20/12