Do entretenimento para as vitrines: o mercado de licenciamento

Milhares de bichos de pelúcia, artigos escolares, roupas, utensílios de decoração e cozinha, brinquedos, artigos de colecionador… O sonho de qualquer fã de um formato, série, filme, animação ou desenho existe na vida real e acontece anualmente em Las Vegas, há mais de 35 anos, na Licensing Expo.

Considerada a maior feira de licenciamento do mundo, a versão 2019 aconteceu neste mês, e reuniu os criadores, proprietários e agentes de marcas de entretenimento mais influentes do mundo, com fabricantes, licenciados e varejistas de bens de consumo.

Todos nós somos fãs de um reality, desenho, formato, game, filme ou série. O entretenimento tem um encanto, não temos como negar – o estudo Prosumer Reports divulgado recentemente, pela empresa Havas em parceria com o Cannes Lions mostram que 83% das pessoas acha o entretenimento um item vital! E o que nós mais queremos quando nos envolvemos com um conteúdo? Viver dentro deste universo.

É com o licenciamento de marcas e personagens que trazemos esse mundo para o consumidor. Quando trazemos o licenciamento para o produto, trazemos já identificação, história, uma relação única.

Pensando na parte mais técnica do termo, licenciamento é o direito concedido por um período através de um acordo/contrato para a utilização de determinada propriedade intelectual que pertence a terceiros para ações promocionais, produtos, serviços ou campanhas. Em contrapartida, o licenciado realiza remuneração ao detentor dos direitos através de fee, mínimo garantido e royalties – tudo, claro, depende de cada negociação, produto e categoria.

E estamos nos holofotes do mercado mundial de licenciamento de produtos! Segundo a Abral (Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens), o Brasil está entre os seis países com o maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo, logo atrás de Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canada. Só em 2018, o faturamento para o varejo foi de R$18.9 Bilhões.

Seja uma experiência de cozinhar no meio de um shopping dentro da réplica da cozinha do MasterChef, virar madrugadas com um game de Peaky Blinders, comer um lanche com um brinde assinado pelos heróis da Marvel, ou mesmo usar uma camiseta estampada com o universo encantador de Black Mirror: o entretenimento ultrapassa as telas e está em todos os lugares, sempre com trazendo o melhor do relacionamento entre marcas e o consumidor final.

Fernanda Abreu é diretora de licenciamento da Endemol Shine Brasil