Do futebol à criação: Edgar Davids entra para agência
Com a bola nos pés, Edgar Davids foi um grande ícone. O meio-campista era famoso por seus dreads e também por jogar com óculos óculos adaptados, e passou por Ajax, Juventus, Barcelona, Inter e Tottenham, entre outros clubes, além de ter feito carreira na seleção holandesa. Mas depois de pendurar as chuteiras ao final de 2013, o volante tem nova empreitada: ele se juntou ao time de criação da Anomaly, em Nova York.
Davids já participou de processos criativos para marcas como Budweiser e Dicks Sporting Goods, e trabalhará em projetos pontuais de alguns outros anunciantes. A história começa no relacionamento entre Richard Mulder, sócio-fundador da agência, e a Nike. Mulder trabalhava na empresa americana, que por sua vez patrocinava Davids.
“Edgar sempre foi um cara muito criativo que está fascinado com o cruzamento do bom marketing com a cultura de rua. Ele trabalhou com marcas como Nike, Pepsi e EA, e, mais do que qualquer outro atleta que conheci, realmente contribuía com o processo criativo e fornecia grandes ideias para melhorar os comerciais dos produtos, eventos ou qualquer coisa em que estivesse trabalhando”, disse Mulder. “Ele foi uma das primeiras pessoas que viu a força e o apelo de marketing do futebol de rua e a cultura urbana única ao redor dele, que quase se tornou uma categoria própria nos anos seguintes. Então, isso não é totalmente novo para ele, que é respeitado no meio. Agora que tem mais tempo, quer entender melhor e participar do processo criativo do começo ao final”.
Além de seu trabalho fora das quatro linhas na Anomaly, Davids é sócio de uma marca de street footballwear, a Monta Sports, que usa atributos do futebol misturados com elementos de cultura. “Eu conheço o pessoal da Anomaly há muito tempo e sempre admirei como eles desafiavam o status quo. Eles têm um coração de competidores. São os melhores do mundo quando se trata de compreender os verdadeiros atletas, o que isso significa, e o papel correto que as empresas devem jogar naquele universo. É uma combinação complicada de autenticidade, cultura, entretenimento e celebridade – e eles provaram que sabem fazer isso. Estou animado por me unir à equipe para aprender, melhorar e ajudar a criar alguns trabalhos inovadores para marcas progressistas”, disse o ex-jogador.