Do meme ao negócio: YOUPIX Summit celebra 15 anos da plataforma
A 7ª edição do YOUPIX Summit, evento focado na indústria dos creators, está marcada para os dias 13 a 15 de setembro. Apresentado pela ViU Hub, unidade digital da Globo, o encontro gratuito e digital comemora os 15 anos da história da YOUPIX.
Sob o tema “YOUPIX Summit 2021: do Meme ao Negócio”, a programação tem o objetivo de refletir sobre como a internet se tornou protagonista e quais são as perspectivas de futuro para esse mercado.
O evento tem ainda oferecimento de Bradesco e Magalu, além de participação de ChatPay, Facebook, Hotmart, Kwai, Loures, Pinterest, Riachuelo, TikTok, Twitter e YouTubeShorts, e apoio de Airfluencers, B9, Kloob.me, Lastlink, LTK, Mosaico, Spark e Stilingue.
Serão cerca de 56 palestras, com mais de 100 convidados durante os três dias de evento. Entre os participantes estão Preta Gil (“Meu corpo, minhas regras: mas será que o corpo é meu mesmo?”) e Lumena Aleluia (“Manual de boas práticas da militância: será que existe?”). Lucas Rangel vai fazer um react ao vivo dos memes que mais fizeram sucesso nos últimos 15 anos. Já Esse Menino, Raphael Vicente, Pepita e Fayda Belo participam do Creator Talks, um bate-papo de 20 minutos.
A convidada internacional Amber Venz Box, presidente e co-fundadora da LTK, plataforma de monetização de conteúdo, falará sobre “O futuro da Creator Economy”, a importância do criador de conteúdo saber o seu valor e como ele pode tirar melhor proveito das ferramentas de monetização. Já Patricia Muratori, diretora do YouTube, fala sobre o formato de vídeos curtos na vertical e a estratégia por trás do YouTube Shorts.
Estão previstas ainda debates como “A sustentabilidade na influência e na moda”, com André Carvalhal, consultor em comportamento e sustentabilidade, Mônica Benini, designer de joias, modelo e influenciadora, e representantes das Riachuelo, Marcella Kanner, do time do Instituto, e Thainara Cazelli, responsável pela área de influência da empresa.
Destaque também para o painel “O conteúdo é o futuro do varejo?”, com Bia Granja, fundadora da YOUPIX, Pedro Alvim, gerente de redes sociais e marca Magalu, Alexandre Ottoni, do Jovem Nerd, Manuela Bordasch, do Steal the Look e Domingos Hypolito, do Canaltech.
Outras atrações prevista são as conversas “Marcas no Tiktok, qual o segredo?”, que terá a participação de profissionaisdo Magazine Luiza, Webmotors, Guaraná e mediação de Mari Galindo, co-fundadora da @NiceHouseBr, e “Maisa e o Futuro da Comunicação”, com a apresentadora e influencer e Guilherme Oliveira, seu empresário e sócio na agência Mudah.
Yheuriet Kalil e Paulo Vaz vão apresentar a primeira pesquisa sobre Creators Trans do Brasil. Segundo levantamentos da Mosaico, agência de influência, em parceria com a YOUPIX e TransEmpregos, 45% dos creators trans brasileiros não foram contratados para trabalhos ultimamente.
Entre os assuntos também será abordado o tema “A nova política no digital” discutirá, a respeito do governo de São Paulo, o TSE e o STF estarem no TikTok criando vídeos curtos, participando das trends e movimentando a democracia por meio da plataforma. Participam Tati Cochlar, coordenadora de Rádio e TV do TSE, Ana Freitas, sócia da QUID (lab de comunicação e mobilização para causas), e Babi Thomaz, comunicadora e co-fundadora da @_caos.a. A mediação fica por conta de Michel Alcoforado, fundador do Grupo Consumoteca.
“Sabemos o quanto conteúdos em vídeo se tornarem frequentes e, muitas vezes, até exaustivos durante essa pandemia, por isso, este ano, pensamos em realizar palestras um pouco mais sucintas, com no máx 35 minutos – mas que entregam temas e conteúdos de grande relevância ao nosso público”, conta Bia Granja.
Vanessa Oliveira, diretora da ViU Hub, comenta a participação da empresa no evento. “Em mais um ano de parceria com o YOUPIX Summit, vamos compartilhar os resultados e aprendizados dos projetos desenvolvidos, além de gerar conversas sobre as tendências dos negócios de influência na internet. Para isso, nossos especialistas e convidados levam para os painéis, não somente dicas e novidades das plataformas, mas também reflexões sobre como creators podem influenciar público e marcas”, diz.
A programação completa pode ser conferida no site do YOUPIX Summit.