Documentário do Itaú reforça importância dos livros na infância

A partir dessa terça-feira (29), o documentário “Para Gostar de Ler” pode ser visto nos canais digitais do Itaú. A iniciativa faz parte do Programa Itaú Criança, que a marca promove desde 2010, incentivando a transformação da sociedade a partir da leitura para crianças.

Produzido pela marca em parceria com Prodigo, e co-produzido pela DPZ&T,  o documentário aborda a importância da leitura para as crianças, o papel dos adultos como leitores e o impacto das histórias na educação e desenvolvimento infantil. O filme estrou na última segunda (28) em avant-premiére em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema Augusta. 

O documentário acompanha cinco famílias de diferentes regiões do país e ilustra como a leitura influencia as vidas de pais e filhos. Além dos adultos comentando sobre o quanto os livros podem estimular os pequenos em relação a imaginação, a criatividade e o raciocínio, as próprias crianças dão seu ponto de vista.

Com direção de Eduardo Rajabally, o “Para Gostar de Ler” também demonstra como as histórias e o poder das palavras são capazes de incentivar suas visões a respeito do mundo, além da percepção sobre a importância da família, dos amigos, das brincadeiras e da cultura no dia a dia.

“Estamos na sexta edição da campanha do Leia para uma Criança, que integra o Itaú Criança. Em 2017, procuramos trazer um conteúdo diferente, com argumentos e dados científicos a respeito da leitura para crianças na primeira infância e seus benefícios. ‘Para Gostar de Ler’ representa esse nosso objetivo, assim como nosso apoio a causa da Educação”, explica Eduardo Tracanella, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.

Documentário Para Gostar de Ler tem depoimentos de crianças

Desafios da leitura no Brasil

Em um país em que 60% dos cidadão nunca tiveram um adulto lendo para eles durante sua infância, o documentário  reuniu opiniões e insights de profissionais de diversas áreas, entre escritores, médicos, educadores, pedagogos, professores, neurocientistas e psicólogos.

Participam Ilan Brenman, Drauzio Varella, Leandro Karnal, Eva Furnari, Wellington Nogueira, entre outros, enfatizando como os livros representam uma alternativa para melhorar a relação entre pais e filhos, além de estimular o aprendizado e a formação das crianças, uma vez que 85% do desenvolvimento cerebral acontece antes de completar cinco anos de idade.

Rafael Urenha, chief creative officer da DPZ&T, conta que quando apresentaram para o Itaú a ideia de produzir um documentário, queriam retratar o impacto decisivo que as histórias têm no desenvolvimento infantil e mostrar como o momento da leitura fortalece o vínculo entre adultos e crianças. “Para isso, o filme combina depoimentos de especialistas com histórias reais de famílias brasileiras que contam como a leitura para crianças faz parte de suas vidas”, comenta.

“A leitura na primeira infância não é só vital como também a mais mágica de todas. Somos produtores audiovisuais e contadores de histórias e temos a obrigação e o prazer de promover a leitura sempre. Não apenas para as crianças, mas para todos”, diz Francesco Civita, produtor do filme e sócio da Prodigo Films.

Diversos especialistas de áreas diferentes participam do filme, como Drauzio Varella

Diferentes famílias

Teliciane, mãe de Enzo, Guilherme, Rafaela e Victor, com idades entre 3 e 12 anos e moradores de Alvorada (RS),  é doméstica e passou a sentir prazer pela leitura e a comprar livros para seus filhos, incentivando-os a estudar. Já Luciana, de Belo Horizonte (MG), recorreu à leitura para explicar à sua filha Beatriz, de 5 anos, sobre suas origens e o que significa adoção.

No caso dos irmãoes Martina e Vicente, de 4 e 3 anos, respectivamente, e moradores de Porto Alegre (RS), viram sua relação melhorar. Os pais de Pietra, de Salvador (BA), e de Lourenço, de São Paulo (SP), ambos de 5 anos, acreditam ser importante manter a imaginação viva e que a leitura proporciona momentos únicos de magia. E a professora Nanci Soueid lembra que desde pequena se tornou leitora por incentivo de sua avó, que lia para ela, por exemplo, a Bíblia e as cartas do pai. O documentário destaca ainda a importância da inclusão e com depoimentos de diversas crianças, entre elas Matheus, de 8 anos, que é deficiente visual.

Com o Programa Itaú Criança, do qual o ‘Para Gostar de Ler’ faz parte,  o banco já distribuiu gratuitamente mais de 45 milhões de livros para todas as regiões do Brasil.

Documentário ouviu crianças, especialistas e acompanhou cinco famílias

FICHA TÉCNICA

Uma produção Prodigo Films
Apresentação Itaú
Criado por Francesco Civita
Direção – Eduardo Rajabally
Produzido por Francesco Civita e Beto Gauss
Coprodução – Eduardo Tracanella e Thiago Cesar da Silva
Coprodução Itaú
Produtor Associado DPZ&T
Direção de Conteúdo – Giuliano Cedroni
Roteiro – Morris Kachani e Stela Grisotti
Direção de Fotografia – Janice d’Avila
Montagem – Veri Ravezza
Coordenadora de Produção – Renata Grynzspan
Coordenação de Pós-produção Maria Luiza Tuutu Mesquita
Direção Musical – Diogo Poças