Documentário no Instagram mostra como é trabalhar em startups

Um documentário no Instagram discute como é trabalhar em startups no Brasil. O “Emprego dos Sonhos. Ou Não! (Startups)” foi lançado pela Smarty Talks, produtora especializada em micro movies, na última quarta-feira (8).

A iniciativa é baseada na planilha “Como é trabalhar em uma startup”, que circula na internet desde maio com depoimentos anônimos de funcionários de startups de tecnologia sobre os bastidores dessas empresas no Brasil. O documento foi criado pela @startupdareal, um perfil no Twitter e Medium com publicações ácidas a respeito do ecossistema das startups.

As declarações foram gravadas pela Smarty Talks na RankMyApp, startup focada em aquisição de usuários para mobile apps. O conteúdo tenta esclarecer as questões que estão na pesquisa em relação às startups em geral, como baixos salários, assédio moral e sexual, problemas de gestão, além de pensar em soluções.

[IMAGE=http://propmark.com.br/static/upload/2018/08/5b6c41cadaff7-5b6c4788aec00-980×480.jpg; CREDITS=Macrostore/iStock; LEGEND]

Segundo Diego Monteiro, sócio da produtora e idealizador do projeto, o filme contribui para desmistificar o senso comum em torno do ambiente de trabalho nas startups. A ideia é mostrar os dois lados da relação entre empregado e startups, discutindo um pouco como é trabalhar neste mercado.

“Com os depoimentos, trouxemos uma visão conciliatória da discussão que consta nesta planilha, mostrando como lidar com a situação. Nosso propósito é deixar o registro para que todos os profissionais do segmento possam debater mais sobre o assunto e tomar decisões”, pontua.

O CEO da RankMyApp, Leandro Scalise, em um dos depoimentos do filme, conta que, nos últimos quatro anos, a mídia jogou a expectativa das startups lá para cima, e elas mesmas “quiseram vender o conceito de que tudo é uma maravilha”. “Uma startup geralmente não consegue competir com o salário de uma grande empresa. Então, ela precisa competir de outras formas, talvez com um plano de carreira acelerado”, comenta.

O documentário está disponível no Instagram da Smarty Talks, no perfil @smartytalksbr. São seis episódios de um minuto. 

Leia mais
Saiba como uma startup curitibana criou um delivery de figurinhas da Copa
Startups atraem grandes empresas que buscam oxigenar processos