Quem levou a poltrona roxa para casa na 4ª edição do Yahoo! Big Idea Chair foi a campanha “Doe Palavras”, da agência mineira RC Comunicação para o Instituto Mário Penna, que atende diariamente 3,2 mil pessoas com câncer. Além de receber a maioria dos votos dos jurados, o case foi o mais votado pelos internautas, com 32,76% dos votos.

A agência criou uma plataforma de mensagens virtuais de conforto e acolhimento que eram transmitidas aos pacientes em um monitor, dentro do próprio hospital, durante o tratamento. As mensagens podiam ser enviadas pelo site da campanha ou pelo Twitter. Segundo Guilherme Araujo, diretor de criação da RC Comunicação, o projeto foi idealizado em um final de semana e desenvolvido em oito dias. Ao todo, a campanha gerou 500 mil mensagens vindas de 126 países e trend topics no Twitter. Além disso, no terceiro mês, o site ultrapassou 1 milhão de acessos.

Os outros finalistas foram “Volta Ferrorama”, da DM9DDB para a Estrela; “Garota do Tempo Skol”, da F/Nazca S&S para a Skol; “Whopper Face”, da Ogilvy para o Burger King; e “Xixi no Banho”, da F/Nazca S&S para a Fundação SOS Mata Atlântica. Os trabalhos foram julgados por publicitários e profissionais de marketing que levaram em consideração a criatividade, implementação e resultado das campanhas. Além disso, era necessário que os cases inscritos tivessem sido veiculados nos últimos 24 meses.

O Big Idea Chair tem inscrição gratuita e acontece em 13 países. Agência, anunciante e produtora vencedores ganham, cada um, uma poltrona roxa, símbolo da premiação.
O vídeo de todos os participantes está disponível no hotsite da premiação (www.bigideachair.com.br).

Os jurados desta edição foram Adilson Xavier (Giovanni+DraftFCB); Alexandre Gama (Neogama/BBH); Alon Sochaczewski (Claro); Eduardo Toni (LG Electronics); Fernando Martins (Santander); Flávio Rezende (DPZ); Herlander Zola dos Santos (Volkswagen); Malu López (Unilever); Mauricio Kato (Euro RSCG); Mônica Carvalho (DM9DDB); Paulo Gregoraci (WMcCann); e Paulo Stephan (Talent).