“Doe sem dó” gera mais de R$ 25 milhões para Apae
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de São Paulo, é uma entidade sem fins lucrativos. Mesmo recebendo auxílio do SUS, depende da doação de pessoas físicas e jurídicas. O valor arrecadado é responsável por manter em funcionamento os serviços oferecidos às pessoas com deficiência intelectual, que vão desde estimulação e habilitação de crianças ao apoio ao envelhecimento.
Tentando conseguir verbas complementares para promover seus atendimentos e campanhas de conscientização para públicos específicos, a organização buscou meios alternativos de arrecadação.
Para materializar o projeto, buscou uma agência parceira que criasse uma campanha de alto impacto, conscientização e engajamento da população, com foco na questão de que cada um, com o mínimo que for, pode contribuir para o fundo. Partindo do conceito de que todos somos iguais e a vida é difícil e não tem dó de ninguém, a Glória Brasil criou a campanha “Doe sem dó”, cujo comercial foi produzido pela Alu Films.
A ação rendeu exposição na mídia equivalente a R$ 25,629 milhões, auditados pelo Ibope. As peças foram divulgadas nas redes sociais da organização. No Facebook foram 2.977 likes, 712 compartilhamentos e alcançou 54.278 pessoas. O vídeo teve 1.143 exibições no YouTube. Com relação às doações recebidas, a de pessoas jurídicas foi a mais representativa. Passou de R$ 1.934.446, em 2013, para R$ 2.907.767, em 2014.