Donata Meirelles pede demissão da Vogue Brasil
Donata Meirelles está deixando a Vogue. A ex-diretora pediu demissão após a polêmica envolvendo a festa de seu aniversário de 50 anos em Salvador (BA). Diversos movimentos sociais classificaram como racista as escolhas da decoração e ambientação do evento.
A informação foi revelada pela coluna de Sonya Racy, no Estadão. Em comunicado, a Vogue confirma a saída da profissional, explica que foi decisão dela e que seu cargo será extinto.
“Durante seus sete anos como diretora de estilo da Vogue Brasil, Donata Meirelles foi peça-chave na transformação do título numa das mais importantes Vogues do mundo. Com seu senso de estilo único, que capta como ninguém o dinamismo e a alegria da mulher brasileira, Donata deu nova energia às páginas da publicação. Respeitamos sua decisão e seremos eternamente gratos por todo o carinho e talento que dedicou a cada página que editou. O cargo de Donata será extinto”, afirma a publicação.
Histórico
Após a repercussão negativa, Donata já havia deletado a foto e esclarecido que não era uma festa temática. “Como era sexta-feira e a festa foi na Bahia, muitos convidados e o receptivo estavam de branco, como reza a tradição. Mas vale também esclarecer: nas fotos publicadas, a cadeira não era uma cadeira de Sinhá, e sim de candomblé, e as roupas não eram de mucama, mas trajes de baiana de festa. Ainda assim, se causamos uma impressão diferente dessa, peço desculpas”, defendeu.
Em nota, a Vogue Brasil lamentou o ocorrido e afirmou que espera que o debate gerado sirva de aprendizado. “Nós acreditamos em ações afirmativas e propositivas e também que a empatia é a melhor alternativa para a construção de uma sociedade mais justa, em que as desigualdades históricas do País sejam debatidas e enfrentadas”, disseram em um post no Instagram.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por donatameirelles (@donatameirelles) em 11 de Fev, 2019 às 5:04 PST