'Don't Be That Guy' convida os homens a pensar sobre o assédio contra as mulheres

A polícia da Escócia lançou uma campanha de conscientização que visa reduzir a violência contra a mulher e o assédio, por meio de conversas francas com homens.

O vídeo “Don’t Be That Guy” (não seja esse cara, em tradução livre) convida os homens a olharem para si mesmos e questionarem seus comportamentos. O curta já conta com mais de 717 mil visualizações no Twitter e mais de 9 mil no YouTube.

A premissa do vídeo é mostrar que a violência sexual começa muito antes do que se pensa, com a misoginia e o sexismo como portas de entrada.

A primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, compartilhou a campanha em sua conta oficial no Twitter e ressaltou sua importância. “Eu peço que todos os homens assistam a esse vídeo e encorajem seus filhos, pais, irmãos e amigos a fazerem o mesmo”, afirmou.

O objetivo da campanha é trazer os homens para o debate. Para isso, a polícia da Escócia criou um site que traz conteúdos para a conscientização masculina. “Queremos que as mulheres sejam livres para viver suas vidas sem se preocupar com o que os homens dizem ou fazem”, aponta o site.