DoubleVerify aponta queda nas violações de brand suitability e nas fraudes em mídia

Estudo também destaca particularidades da América Latina

A DoubleVerify divulgou nesta terça-feira (23) a edição 2025 do relatório ‘Global Insights: LATAM Report’, que analisa as principais tendências de qualidade de mídia, atenção e visibilidade nas campanhas digitais. O estudo se apoia em mais de um trilhão de impressões em ambientes desktop, mobile e CTV.

Entre os dados globais, o relatório aponta avanços consistentes em brand suitability, fraude e viewability, mas alerta para diferenças regionais, especialmente no índice de atenção e nas particularidades dos formatos.

Tendência global

Avanços na segurança de marca e na qualidade das visualizações marcam o mercado global. Apesar de desafios como fraudes em apps móveis, houve melhorias gerais no ecossistema digital.

Métrica Dado Observação
Violações de brand suitability -15% 65% dos incidentes foram por “conteúdo inadequado”
Fraude e SIVT -7% Apesar do crescimento de fraudes por bots em apps móveis
Visualização autêntica (viewability) 70% Alta de 3%, impulsionada por CTV (TV desligada)
Índice de atenção Ásia-Pacífico: +14% / América do Norte: -4% em relação à média global (100)

América Latina

Também com melhorias, especialmente em vídeo e visualização, alguns países da região enfrentam desafios, como aumento nas fraudes. No cenário brasileiro, o desempenho apresenta oscilações nos indicadores.

Métrica Dado Observação
Violações de brand suitability -6% 61% foram por “conteúdo inadequado”; no Brasil, houve alta de 5% em 2024
Brand suitability em vídeo mobile apps -51% Queda significativa na região
Visualização (viewability) 74% Puxado por CTV, mobile e desktop; Brasil está em 73%
Fraude e SIVT -14% México: -50%; Colômbia: -31%; Brasil: +5% e +121% em apps
Índice de atenção +4% Brasil: índice 101 (acima da média global, abaixo da média LATAM)

Canais digitais crescem na região


Segundo o relatório, 97% dos profissionais de marketing na América Latina utilizam publicidade em redes sociais. Não somente, as redes de commerce media também ganham espaço, com 90% dos profissionais dizendo que já anunciam ou planejam anunciar nesses canais no próximo ano.

No caso da CTV, 60% dos anunciantes brasileiros afirmam considerar o formato, seguido dos colombianos (56%) e mexicanos (51%).

Os formatos em destaque são os vídeos curtos, que entram nos feeds e reels, além dos anúncios em CTV, que vêm superando as metas de campanha.

Anúncios interrompem conversas

O consumo médio diário de conteúdo online na região é de 3,8 horas, com foco em redes sociais. No entanto, cresce a fadiga com anúncios: 46% dos entrevistados usam bloqueadores e 54% dos brasileiros dizem que deixariam de consumir marcas associadas a conteúdos falsos ou ofensivos.

(Crédito da foto: Pexels)