Dove lança projeto “Câmera tímida”
Quem tem filha pequena sabe: a maioria delas adora tirar fotos. Meninas posam orgulhosas diante das câmeras. Em algum momento da vida, no entanto, isso muda. Dove vem pesquisando a autoimagem feminina faz tempo e descobriu, por exemplo, que 77% das mulheres têm vergonha da câmera, 17% não têm fotos do nascimento de um filho e quase a metade já se desmarcou, apagou ou se removeu de uma foto online. O motivo é sempre o mesmo: por não se acharem bonitas.
Constrangidas, fogem. E perdem a chance de registrar diversos momentos importantes de suas vidas por estarem insatisfeitas com a aparência. A pesquisa que Dove realizou com 4.075 mulheres, com idades entre 18 e 64 anos, de sete países – incluindo o Brasil –, resultou no filme “Câmera tímida”, criado pela Ogilvy & Mather londrina, que conquistou Leão de ouro na área de Film no Cannes Lions deste ano, e acaba de chegar ao Brasil, disponibilizado no canal da Dove na internet.
Denise Door, gerente de marketing de marca da Unilever, diz que o estudo comprova, mais uma vez, que as mulheres são muito críticas quando se trata da aparência e sofrem de uma ansiedade que as tornam inseguras na frente de uma câmera. “Nós desejamos que isso mude”, disse Denise.
“Câmera tímida” faz parte da série de ações para atingir esse objetivo. A marca Dove estabeleceu a meta global de atingir 15 milhões de jovens com seu “Programa de autoestima” até o final de 2015. Até o momento, o programa já alcançou 11 milhões, segundo Denise.
Recentemente, Dove produziu o filme com o maior número de visualizações na internet em todos os tempos: “Retratos da real beleza”, da Ogilvy Brasil, foi assistido por mais de 120 milhões de pessoas no mundo todo e compartilhado mais de quatro milhões de vezes nas redes sociais.