Dove pede desculpas por anúncio que torna mulher negra em branca
Famosa por campanhas que enobrecem a diversidade da beleza feminina, como Retratos da Real Beleza, da agência Ogilvy & Mather, a Dove se envolveu em uma grande saia-justa na semana passada. A marca da Unilever foi acusada de racismo nas redes sociais após comunicação do novo sabonete Dove Body Wash.
Para promover o produto, a marca publicou em suas redes sociais nos Estados Unidos imagens de uma mulher negra se tornando branca a medida em que trocava de roupa. Segundo explicações da marca, o objetivo era passar a ideia de que o produto servia para todos os tipos de pele.
Depois da repercussão negativa, a companhia deletou do Facebook a peça e pediu desculpas aos consumidores.
Outro lado
A Unilever divulgou um posicionamento da marca e dizendo que, embora a intenção fosse representar a diversidade, o vídeo publicado na página norte-americada de Dove não conseguiu.
Confira a íntegra do comunicado:
“Como parte de uma campanha para o sabonete líquido de Dove, um videoclipe de três segundos foi publicado na página do Facebook dos Estados Unidos, incluindo três mulheres de diferentes etnias, cada uma tirando uma camiseta para revelar a próxima mulher. Com o vídeo, pretendíamos transmitir que o sabonete líquido de Dove é para todas as mulheres e seria uma celebração da diversidade, porém, não conseguimos. O vídeo não representou a diversidade da beleza real, algo pelo qual Dove é apaixonado e o que representa sua essência. E isso não deveria ter acontecido. Removemos o post e não publicamos nenhum outro conteúdo relacionado a ele. Estamos reavaliando nossos processos internos para criar e aprovar conteúdo, evitando assim, esse tipo de erro no futuro. Pedimos profundas e sinceras desculpas pela ofensa que o vídeo causou e não toleramos nenhuma atividade ou imagem que insulte qualquer público”.
Estereótipos
Essa não é a primeira vez que a marca se envolve em polêmicas relacionadas a estereótipos de raça. Em 2011, a companhia veiculou peça com três mulheres de tons de pele diferente enroladas em toalhas. A ideia era mostrar a mudança de tonalidade antes e depois de usar o sabonete Visible Care.
Atualizada em 11/10/2017, às 16h.