Dove questiona estereótipo criado sobre o corpo da mulher brasileira
Assinada pela Soko, campanha tem o objetivo de ampliar o debate, conscientizar e gerar reflexão sobre o tema dentro e fora do país
80% das mulheres brasileiras se sentem incomodadas e desrespeitadas com os estereótipos criados por pessoas de todo o mundo sobre os seus corpos. Esse é o dado levantado por uma pesquisa da Dove, que utilizou da informação para apresentar a sua nova campanha, #ReaisMulheresBrasileiras.
A peça foi criada para questionar a imagem que os estrangeiros tem sobre a brasileira, que é constantemente sexualizada e reduzida a sua aparência, além de ter o objetivo de ampliar o debate, conscientizar e gerar reflexão sobre o tema dentro e fora do país.
Idealizada pela Soko, a ação teve início no Carnaval e colocou perguntas e provocações relacionadas ao tema espalhadas em espaços como empresas, aeroportos e pontos estratégicos, em diferentes idiomas, na cidade do Rio de Janeiro.
"Os dados percebidos na pesquisa apontam para um cenário alarmante e que dialoga diretamente com tudo o que Dove vem construindo há décadas. Nosso objetivo com a campanha é propor uma provocação à reflexão acerca dessa objetificação, especialmente no verão e carnaval, por ser uma época em que a mulher tem seu corpo mais exposto às pressões da sociedade. É dessa forma que Dove busca contribuir para a construção de um mundo onde a beleza deixe de ser fonte de ansiedade e passe a ser uma fonte inesgotável de felicidade e confiança”, afirmou Andreza Graner, Diretora de Marketing de Dove.
Para espalhar a mensagem, a marca ainda conta com nomes como Fernanda Paes Leme, Astrid Fontenelle e Dani Rudz para mostrar como os estereótipos as impactam no dia a dia. Além delas, Rafa Brites e Letticia Munniz também foram às ruas para entender a opinião do público e mostrar na prática como um padrão irreal pode prejudicar a autoestima de meninas e mulheres no País.
"Aqui no Brasil, o Carnaval é um momento em que o mundo está olhando para as mulheres, por isso, decidimos utilizar a força da nossa marca para propor uma campanha corajosa e que questiona o comportamento que oprime os corpos das mulheres do nosso País. Mais uma vez, Dove reforça o seu propósito de marca, para repovoar imaginários e continuar contribuindo para a transformação das estruturas sociais que moldam nossa cultura”, complementou Marianna Ferraz, Gerente de Marketing de Dove.
As peças OOH da campanha estão disponíveis no Aeroporto Santos Dumont, Aeroporto Rio Galeão, Copacabana e Av. Conde do Bomfim.
“Temos um dado significativo de que 80% das brasileiras desejam se libertar do estereótipo que nos reduz a uma visão limitada – e, quando falamos da objetificação de nossos corpos, também falamos sobre autoestima. Dove destinar a mensagem principal de sua campanha a quem replica essa visão é uma forma de questionar a raiz da questão, sem ter que responsabilizar as mulheres por uma problemática da qual elas não tem culpa", finalizou Andy Dutra, Creative Leader na Soko.