DPZ deve continuar independente ao integrar Publicis Groupe
Só uma grande reviravolta adia a confirmação oficial da inclusão da DPZ no Publicis Groupe ainda nesta semana, conforme publicado na manhã desta terça-feira no propmark (leia aqui). Fontes ligadas ao grupo francês garantem que o negócio já havia sido aceito por ambas as partes já antes do Cannes Lions 2011, provavelmente pouco depois da visita de Maurice Lévy, ceo e chairman do Publicis, ao Brasil, no início de maio.
Segundo a mesma fonte, só alguns detalhes burocráticos ainda estavam para ser acertados, o que já teria sido feito, faltando agora apenas a tinta da caneta nas linhas indicadas. O mesmo acordo já poderia ter sido firmado em meados de fevereiro, sendo Francesc Petit, o “P” da DPZ, o responsável pelo adiamento – por não concordar com algumas das condições.
Segundo fonte ligada ao processo, para que os três sócios batessem o martelo – além de Petit, Roberto Duailibi e José Zaragoza –, o contrato deveria ser semelhante ao firmado entre o Publicis Groupe e a Talent recentemente, no qual a holding assumiu 60% do controle acionário da agência, porém, não realizou qualquer alteração em sua direção, nomenclatura ou forma de atuação. A fonte destaca que Duailibi, Petit e Zaragoza continuam e querem permanecer na ativa e à frente da DPZ, independentemente da quantia monetária investida pelo Publicis.
Houve anteriormente a discussão sobre uma possível fusão com outra agência do grupo presente no Brasil ou sua inclusão em uma das redes – entre elas Leo Burnett, Publicis Worldwide e Saatchi & Saatchi –, mas a primeira situação é descartável e a segunda improvável, segundo a fonte. Representantes de cada uma das principais agências das redes citadas – Leo Burnett Tailor Made, Publicis Brasil e F/Nazca S&S – garantiram que não há qualquer plano de união de suas operações com qualquer outra agência.
Pelo vazamento das informações da negociação ao mercado, é provável que a confirmação e mais detalhes sobre a aquisição sejam divulgados até, no máximo, quinta-feira (7). O que está garantido é que o Publicis Groupe amplia ainda mais sua presença no País, tendo, em breve oficialmente, uma das mais tradicionais grifes criativas brasileiras sob seu guarda-chuva.
por Karan Novas