Para discutir as novas normas éticas do Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar), para crianças e adolescentes, o diretor-geral da DPZ, Flávio Conti, fez uma reunião nesta quarta-feira (16) durante toda a manhã com a criação, atendimento e mídia da agência. As mudanças, que entram em vigor no dia 1.º de setembro, mudam a forma de tratar a propaganda dirigida para crianças e adolescentes, principalmente no setor de alimentos e bebidas. A estratégia da DPZ é dar a todos uma base geral das alterações e estabelecer canais internos de discussão para dúvidas futuras. Para explicar e ajudar nas discussões foi solicitado o apoio do escritório Samuel Mac Dowell de Figueiredo. Durante os trabalhos foram feitas várias simulações, usados exemplos do passado e presente, tudo para deixar o mais claro possível as novas restrições. Confira abaixo as normas do Conar:
Para crianças e adolescentes:
– Publicidade como um fator coadjuvante aos esforços de pais, educadores, autoridades e da comunidade na formação de crianças e adolescentes;
– Não usar o apelo imperativo de consumo dirigido diretamente a crianças e adolescentes (“peça para a mamãe comprar”);
– Não usar crianças e adolescentes como modelos para estimular consumo por outros menores (“faça como eu, use”);
– Planejamento de mídia deve refletir as restrições técnica e eticamente recomendáveis, buscando o máximo de adequação da mídia escolhida.
Para Alimentos e Refrigerantes:
– A publicidade não deve encorajar consumo excessivo;
– Não menosprezar a importância da alimentação saudável;
– Não apresentar os produtos como substitutos das refeições;
– Evitar empregar apelos de consumo ligados a status, êxito social e sexual;
– Não desmerecer o papel dos pais e educadores na orientação de hábitos saudáveis;
– Não gerar confusão quanto à qualidade, valor calórico, se natural ou artificial;
– Os anúncios devem usar terminologia correspondente ao licenciamento oficial do produto (diet, light, não contém açúcar etc);
– Deve valorizar a prática de atividades físicas.