DPZ oficializa DPZRio10
A DPZ apresentou ao mercado oficialmente na terça-feira (7), na capital fluminense, o seu novo braço de negócios chamado DPZRio10, voltado para a viabilização de projetos e ações de marketing ligadas à cultura, ao esporte, ao entretenimento e a ações de ordem sócio-ambiental na cidade e do Estado do Rio de Janeiro. O núcleo tem à frente Frê Zaragoza, que cuida da DPZ Assuntos Estratégicos; Rubem Duailibi, que acaba de retornar à publicidade e é responsável por novos negócios; Ricardo Caracas, que vem da área de projetos culturais e esportivos; e o profissional de propaganda e marketing Carlos Campana, que dirige a operação, o atendimento e o planejamento.
O novo braço de negócios surfa na onda da chamada Década de Ouro que vem por aí para o Rio de Janeiro, com a previsão de realização não só da Copa e das Olimpíadas, mas também da Conferência das Nações Unidas, em 2012, a conferência mundial World Wide Web, em 2013, entre outros eventos importantes. Segundo Campana, a nova empresa fará a captação de verbas para diversos projetos e se encarregará da mídia onde houver necessidade, contando com estas duas vertentes de remuneração. “O envolvimento nos projetos também se torna uma fonte de novos negócios para a agência como um todo”, explicou.
Nova campanha
Para dar o tom da nova empresa, foi apresentada a sua primeira campanha publicitária, voltada para a conscientização da cidadania. Foi criada para a organização Rio Como Vamos, que luta contra os problemas do Rio e é liderada pela escritora e jornalista Rosiska Darcy, tendo ainda como conselheiro o economista André Urani. Idealizada para emplacar na mídia no próximo verão, a ação ainda depende de parcerias e apoios – da ordem de algo entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, estima-se – e introduz, com muito bom humor, o personagem “Mané”. O símbolo da campanha é um carinha com um sorvete literalmente enfiado na testa. Ele representa o carioca que se acha muito esperto ao driblar as regras mínimas de educação e convivência em sociedade – como furar sinais de trânsito, fazer xixi nas ruas, estacionar em lugares proibidos e não limpar o cocô de seu cachorro.
“Vamos combater os manés, que são a pior praga do Rio”, bradou o redator carioca Fábio Cardoso, ao apresentar a campanha que inclui diversas mídias inusitadas, como carimbos em côcos de praia que lembram às pessoas de jogá-los fora depois de consumidos; recados em palitos de sorvete, para que sejam depositados no lixo; filmes na web mostrando “manés” cometendo seus pequenos delitos do dia-a-dia; e um site dedicado exclusivamente a postar vídeos-denúncia contra os “manés”.
Vários personagens serão criados ao longo da campanha para estrelar diferentes peças: o Mané Guimba (que joga guimbas de cigarro nas ruas), o Mané Lixo (que não joga o lixo no lixo), o Mané Buzina (que usa excessivamente a buzina no trânsito). Até placas de sinalização de trânsito com os dizeres “Pista exclusiva para Manés” foram pensadas, para serem colocadas estrategicamente acima dos acostamentos em pontos das estradas tradicionalmente invadidos por espertalhões durante engarrafamentos. “Estamos propondo um movimento, que precisará de apoios de empresas num formato nunca antes visto, é um novo modelo. Já estamos propondo parcerias aos clientes que estão na carteira da DPZ”, concluiu Cardoso, o criador da campanha.
por Claudia Penteado