DPZ vai coordenar mídia da nova Vivo
Extra-oficialmente, a situação é a seguinte: A Vivo escolheu o consórcio Publicis/DPZ como vencedor da parte “Informativa” da concorrência para unificar – ou “mudar o nome” para Vivo – as marcas das operações e serviços atualmente prestados pela Vivo e Telefônica. Na mesma concorrência, em uma outra parte batizada de “Posicionamento”, a vencedora é a Africa. Além do consórcio Publicis/DPZ e da Africa, essa concorrência para a unificação de marcas contou com a participação da DM9DDB, Y&R e da inglesa VCCP.
Paralelamente, a Vivo/Telefônica – já com a decisão de operar apenas com a marca Vivo – fez uma outra concorrência para escolher a agência coordenadora de mídia do anunciante. Participaram quase exatamente as mesmas agências da outra concorrência para a “unificação de marcas”, ou seja, DM9DDB, que até então é a “coordenadora de mídia” da Telefônica, a Africa, a Y&R, a Publicis, isoladamente, e a DPZ, também isoladamente. É importante ressaltar que nessa concorrência específica para a coordenação de mídia, não houve, por motivos óbvios, a participação da inglesa VCCP. Outra diferença é que Publicis e DPZ disputaram separadamente e não como o consórcio vitorioso da parte “Informativa” para a unificação das marcas.
Isso posto, a situação, extra-oficialmente, é a seguinte: A DPZ vai coordenar toda a mídia da nova Vivo, tirando a DM9DDB da coordenação até então desenvolvida para a Telefônica. O consórcio DPZ/Publicis vai trabalhar com criação, planejamento, pesquisa, produção, RTVC e mídia para todas as ações “informativas” sobre a nova marca Vivo com coordenação de mídia que será desenvolvida pela DPZ. Por outro lado, a Africa vai trabalhar com criação, planejamento, pesquisa, produção, RTVC e mídia para todas as ações de “posicionamento” sobre a nova marca, igualmente com coordenação de mídia que será desenvolvida pela DPZ. A DPZ também será responsável pela “coordenação de mídia” de todas as ações que eventualmente vierem a ser desenvolvidas pela Africa, DM9DDB, Y&R e Publicis em assuntos que não estejam relacionados aos jobs de “unificação” das marcas Vivo e Telefônica.
A coordenação de mídia não representa compra de espaço comercial nos veículos, o que será feito por cada uma das agências que trabalham com a Vivo. Tal coordenação é um trabalho de “inteligência e planejamento” para otimização da verba de marketing do anunciante.
De acordo com fontes do propmark, a Vivo deverá “oficializar” o resultado das concorrências com vitória para Publicis/DPZ, Africa e DPZ (coordenadora de mídia) na próxima semana.