DPZ&T usa realidade virtual para os 30 anos da SOS Mata Atlântica
A publicidade é elemento fundamental para a consolidação do branding da ONG SOS Mata Atlântica, que completa, em 2016, 30 anos de atividades. Nesse período, trabalhou com Lew’LaraTBWA, Y&R, J. Walter Thompson e F/Nazca Saatchi & Saatchi, essa última responsável pela campanha Xixi no banho, que ganhou Leão de prata no Cannes Lions de 2010. Para celebrar a data, a DPZ&T, sua atual agência, desenvolveu uma campanha com a técnica de animação 360º e trilha sonora do rapper Emicida cuja música Casa dá o sentido criativo ao projeto, que teve direção de criação de Daniel Motta.
O clipe, em 3D, mostra um motorista preso num engarrafamento. Hábito comum para quem está parado no trânsito, ele ouve rádio e imagina como o mundo seria sem as agressões ao meio ambiente, desmatamento e animais ameaçados de extinção – como muriqui, tamanduá-bandeira e mico-leão-dourado. A produção foi entregue à Vetor Zero de Nova York, com direção de Guilherme Marcondes.
“A música era exatamente do jeito que a gente precisava. Até a idade de 30 anos ela menciona. Por isso, só de autorizar o uso ele já contribuiria imensamente com o projeto, porque é o que deixava ele de pé. O formato é legal, mas o lado pop, verdadeiro, vem da música. Não é uma trilha, é uma música, um trabalho autoral, crítico, artístico. Da parte da SOS, ainda recebemos as referências de animais e plantas que seria legal mostrar no filme, e essa fidelidade também fez o projeto ficar mais especial: ele é rigoroso no que mostra ali. Foram meses de idas e vindas, vendo, opinando, mandando referências até chegar no que a gente tem pronto. E é o envolvimento e participação efetiva de todo mundo que fez crescer e funcionar a ação, porque a verdade é que ao longo de meses a gente só consegue abstrair para imaginar como vai ser o produto final”, explica Motta.
“A publicidade tem sido uma forte aliada da SOS Mata Atlântica desde a sua criação. Em sua causa pelas florestas e pela vida, a Fundação, criada oficialmente em 1986, inovou utilizando-se de campanhas que, até hoje, são marcos importantes. A própria logomarca da Fundação surgiu a partir de uma campanha. Ela recriava a bandeira do Brasil na qual o verde, símbolo de nossas matas, aparece minguando e com a mensagem a ‘estão tirando o verde da nossa terra”. De lá para cá foram mais de 30 campanhas de sucesso”, finaliza Marcia Hirota, diretora-executiva da fundação.