O jazz, o instigante gênero musical nascido nos Estados Unidos, está de volta a agenda cultural brasileira. A Dueto Produções, da empresária e diretora de cinema Monique Gardenberg, responsável pelo emblemático Free Jazz e posteriormente pelo Tim Festival, encerrado há dois anos, retorna à cena com o BMW Jazz Festival que está agendado para acontecer em São Paulo entrre os dias 10 a 12 de junho no Auditório Ibirapuera.
A BMW alimentava o desejo de patrocinar evento relacionado ao jazz no Brasil há algum tempo. A marca alemã gosta de estar relacionada a atividades de arte, música, moda, arquitetura e design., por exemplo “Acreditamos que o gênero musical do jazz possui enorme sinergia e diversos atributos em comum com a marca BMW, como a classe, a elegância, a sofisticação, a estética e a orientação cultural”, explica Henning Dornbusch, diretor presidente do BMW Group Brasil. “A ideia é resgatar a cultura do jazz, contribuindo para o fortalecimento do gênero no País”.
Monique Gardenberg resgatou o time de colaboradores, entre os quais o jornalista Zuza Homem de Mello, o músico e produtor Zé Nogueira e o produtor musical Pedrinho Albuquerque. Entre as 10 atrações do evento está o saxofonista Wayne Shorter que integrou o célebre combo de Miles Davis e fundou o grupo Weather Report. O grupo de apoio de Shorter no BBW Jazz Festival será formado por Danilo Perez, no piano, John Patitucci, no baixo, e Brian Blade, na bateria.