E-commerce brasileiro deve movimentar US$ 13,26 bilhões em 2013

 

Os brasileiros gastarão US$ 13,26 bilhões em compras online neste ano, indica uma estimativa feita pelo eMarketer, instituto especializado em pesquisas de marketing digital, mídia e comércio. O aumento é de 14,8% em relação ao ano passado.

De acordo com a empresa, as vendas do e-commerce no país quase dobrarão em um período de cinco anos, passando de US$ 9,58 bilhões em 2011 para US$ 17,30 bilhões em 2016. O instituto estima também que dois em cada cinco brasileiros estarão fazendo aquisições pela web daqui três anos.

Apesar do aumento em números absolutos, o crescimento percentual será menos acelerado nos próximos anos. De 2011 para 2012, o aumento registrado foi de 20,5%, enquanto de 2015 para 2016, esse índice deve atingir somente 7,5%.

Práticas de consumo

O Brasil também surpreendeu no que diz respeito à valorização da experiência do consumidor no ato da compra. Dados da Oracle indicam que 52% dos brasileiros consideram muito importante que o atendimento e o processo de compra sejam de alta qualidade. Para efeito de comparação, o segundo país da lista, a China, registrou índice de 28%.

Pouco menos da metade dos entrevistados brasileiros também disse valorizar a personalização na hora de comprar. Além disso, 65% deles enfatizaram a importância da variedade de serviços oferecidos no ato da aquisição, como informações sobre a disponibilidade de estoque e sobre os processos de pagamento.

O retorno da opinião do consumidor para o vendedor também merece destaque. Sete em cada dez brasileiros se disseram completamente abertos a dar o feedback aos varejistas. O argumento principal é de que essa prática ajudará a melhorar a experiência da compra.

Os dados do estudo não distinguem os hábitos dos consumidores de comprar pela internet ou em lojas físicas, mas o eMarketer avalia que os usuários de internet – o público entrevistado – tendem a levar seus hábitos para a web.