O e-commerce brasileiro cresceu 30%, atingindo um faturamento de R$ 10,6 bilhões e ticket médio de R$ 335 em 2009. Para 2010, a expectativa é de que o faturamento chegue a R$ 13,6 bilhões. Esta e outras informações fazem parte da 21ª edição do relatório Webshopper realizado pela e-bit, com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

“O comércio eletrônico possui imenso território a ser preenchido. Em 2009, foram 17,6 milhões de pessoas utilizando o canal para compras. Isso representa 26% do total de internautas do País. Para 2010, esse número deve alcançar 23 milhões”, afirma Pedro Guasti, diretor geral da e-bit.

Segundo o estudo, as categorias de produtos mais vendidas no e-commerce em 2009 foram livros e assinaturas de revistas e jornais; saúde, beleza e medicamentos; eletrodomésticos; informática e eletrônicos.

Ainda de acordo com o levantamento, a Copa do Mundo deve ser o evento que irá alavancar o faturamento no primeiro semestre de 2010, com a venda de TVs de tela plana e artigos esportivos.

por Juliana Welling