E-commerce se firma como preferência do cliente para o Natal

Estudo realizado por Mercado Ads revelou que 90% dos entrevistados farão alguma compra online para comprar presentes de Natal

Um levantamento feito por Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, apontou que 90% dos entrevistados irão realizar compras online para presentar nas datas festivas de dezembro.

A pesquisa, encomendada pelo Mercado Livre ao Instituto Ipsos, realizada no mês de agosto, revelou que a busca online faz parte da maioria das jornadas de compra que ocorrem com antecedência, iniciando antes mesmo da Black Friday e que os sites de e-commerce são os preferidos para começar a procurar pelos presentes de final de ano.

Segundo os dados, o Mercado Livre tem a maior audiência entre os e-commerces, com mais de 88,3 milhões de usuários únicos e 36 compras por segundo em sua plataforma. De acordo com dados internos, 53% dos brasileiros declararam que já trocaram de marca porque foram impactados por um anúncio no Mercado Livre.

“Por isso, é tão recomendável fazer comunicações consistentes com as soluções de anúncio de Mercado Ads. Product Ads, por exemplo, ajuda a destacar os produtos nas posições 1 e 2 dos resultados de busca, e nas páginas de produto próprias e dos concorrentes. Além disso, impulsiona resultados de vendas – quem atuou com Product Ads em dezembro de 2021 atraiu 21% mais novos compradores em relação aos três meses anteriores ao Natal, e cresceu em faturamento 2 vezes mais em comparação a quem não atuou com a ferramenta para alavancar seus anúncios.”, afirmou Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.

De acordo com dados internos do Mercado Livre, 56% dos compradores pesquisam com mais de três semanas de antecedência as compras de dezembro. Outro ponto levantado é que 56% afirmaram que vão comprar presentes para amigos e familiares, 54% comprarão produtos de uso pessoal, 51% terão como foco alimentos e bebidas para as festas de dezembro e 45% farão compras para casa.

Outro dado relevante aponta que o Natal estimula compradores a fazerem mais pedidos no mês de dezembro em relação aos três meses anteriores do ano.