E não é que deu certo?

Influenciado pela tradição culinária da Itália, país do qual parte de seus antepassados vieram, Rodrigo Nista sempre gostou de cozinhar. E de criar. Na sua agência, a Trendi Gestão Digital, a criatividade faz parte da rotina de trabalho. Em casa, ele gosta de preparar seus pratos. Nos encontros com amigos, também. E, num destes últimos, resolveu usar da criatividade e fazer uma aposta de risco nas panelas: preparar uma receita que misturasse strogonof com risoto.

O tradicional prato italiano à base de arroz arbório ele já fazia há tempos. Mas strogonof era a primeira vez. Por isso, a turma entendeu que seria usada como cobaia. Para alívio de todos e o bem da reputação dele, deu certo. “Pesquisei diversas receitas e fui adequando de acordo com meu jeito de cozinhar”, diz. Para saber a quantidade e o ponto certo de cada ingrediente, ele apela para o jeito tradicional dos bons cozinheiros: o olfato e a visão. “Pelo cheiro, vou acertando a quantidade e observo a cor para saber o ponto de cozimento”. 

Para Propaganda, ele repetiu a receita e revelou o modo de preparo e os ingredientes. Bon apetit!

 

Risoto de Strogonoff 

(porção para quatro pessoas)

 

Risoto

Ingredientes 

300g arroz arbóreo

1 litro (aprox) de caldo de frango

1 copo de vinho branco seco

Sal

Pimenta do reino (moer na hora faz diferença!)

 

Preparo

Refogue o arroz arbóreo por 2 a 3 minutos e coloque o vinho branco para fazer o déglacer. Quando reduzir bem, comece a colocar o caldo – 2 conchas, mexendo sem parar até secar. Vá acertando sal e pimenta a gosto. Repita 3 a 4 vezes e interrompa com o arroz pouco antes do ponto, antes de estar al dente

 

Strogonoff 

 

Ingredientes 

300g de filé de frango em cubos

200ml de creme de leite fresco

200g de passata de tomate

100g de mostarda dijon 

1 copo de vinho branco seco

Manteiga

Sal

Pimenta do reino moída na hora

 

Preparo

Doure os cubos de frango na manteiga até que o fundo da panela comece a pegar a cor dourada da carne. Faça o déglacer com o vinho branco e reduza até quase secar. Coloque o creme de leite fresco e mexa bastante. A partir daqui, vá acertando sal e pimenta. Acrescente a passata de tomate e mexa bem. Adicione a mostarda dijon e mexa até incorporar por completo. Desse momento, são mais poucos minutos de fogo, mexendo aos poucos, para finalizar. 

 

Finalização 

 

Coloque o risoto em fogo baixo, imediatamente coloque 3 a 4 conchas do strogonoff e lentamente mexa até incorporar. Nesse momento transfira todo o strogonoff para a panela do risoto e mexa bem, checando para que o arroz não passe do ponto, ele deve ficar al dente. Coloque 2 colheres de manteiga (temperatura ambiente), incorpore e pronto. É só servir com um pouco de batata palha e, se quiser, parmesão ralado.