“É preciso balancear o marketing que vende e o marketing que engaja”

As transformações da sociedade e novos valores trazidos pela geração de consumidores mais jovens está gerando demandas diferentes e o marketing deve estar atento para entender esse movimento. Nesta semana, durante o evento Brand Masters Conference, da Associação Nacional de Anunciantes (ANA) dos Estados Unidos,  o vice-presidente de marketing e comunicações da IBM, Jon Iwata, falou que as marcas precisam reagir aos tempos atuais das tendências de consumo.

“As companhias precisam ter um equilíbrio entre o marketing que elas fazem para vender e o marketing que elas realmente acreditam. Nós certamente investimos dinheiro no que a gente quer vender. Mas nós realmente precisamos fazer mais o marketing que nós acreditamos”, disse Iwata.

Segundo o executivo, as marcas devem começar a desenvolver mais programas com foco em um planeta mais inteligente e negócios eletrônicos. “Na IBM, a cada dez ou 15 anos, a expõe para o mundo o que nós chamamos de ‘ponto de vista da marca’. É um ponto de vista sob a tecnologia relacionada com o que milhões de pessoas estão falando. No entanto, com uma percepção diferenciada sobre o que precisa ser considerado e argumentado antes de colocar nossa marca nisso”, declarou.

Atualmente, a IBM está desenvolvendo e prestes a apresentar mais o poder do Watson, sua plataforma de inteligência artificial capaz de raciocinar com uma complexidade igual ao cérebro humano, porém com eficiência superior. “Quando você é uma empresa de inovação por natureza, você precisa trazer para o mercado e para a vida das pessoas conceitos, produtos e ideias nunca vistas antes. Portanto, antes de criar um produto ou serviço, primeiro tente entender as necessidades das pessoas”, resumiu.

Com informações do Warc.com