E-Show volta a São Paulo
O e-Show, grande evento dedicado a marketing online, propaganda digital, mobile, social media, e-mail marketing, logística, métodos de pagamentos, web analítica, vídeo online, business intelligence, cloud & hosting, marketing de resultados, criação e design de lojas online e a muitos outros temas, realiza sua terceira edição em São Paulo, no Expo Transamérica, nos dias 20 e 21 de maio, depois de edições em Barcelona, Madri e Lisboa.
Espera-se 10 mil profissionais para esta que é a maior feira de negócios digitais ibero e latino-americana, com cerca de 200 palestras e fóruns. Esta edição tem o apoio do propmark, que coordenará um painel com o tema “Criatividade em e-commerce”, com a participação de Tiago Ritter (W3haus), Marcelo Tripoli (SapientNitro), Fernando Taralli (VML) e Marcello Magalhães (Leo Burnett Tailor Made).
O e-Show foi organizado pela primeira vez em Barcelona em 2008, pelo espanhol Agustín Torres, quando o comércio eletrônico crescia muito na Europa – representava cerca de 12% do faturamento das empresas da União Europeia, algo em torno de 12 bilhões de euros.
Agustín destaca que o Brasil é hoje o maior centro da América Latina para negócios digitais. Em 2013, só no Brasil, o comércio eletrônico faturou R$ 28 bilhões, um crescimento de 28%. Para 2014, as compras online devem subir 26%, chegando a 111,54 milhões de pedidos, com expectativa de faturamento de R$ 34,6 bilhões. (dados do relatório Webshoppers, do e-bit). “O Brasil segue crescendo exponencialmente em e-commerce, marketing online, hosting & cloud computing, social media, mobile e digital signage. Os números falam por si, o comércio eletrônico teve a alavancagem de 28%, o marketing digital cresceu 33% e alcançou R$ 6 bilhões. Social e mobile já são realidade há tempos, e cloud e digital signage são cada vez mais falados”, diz Agustín.
O evento terá formato inédito, com participação gratuita – o que segundo Agustín democratiza o acesso dos pequenos e médios empreendedores digitais. Dividido em cinco ambientes, além do pavilhão de exposições que conta com mais de 120 estandes e tem apenas um auditório pago, no valor de R$ 200,00 para os dois dias. O “The Internet Leaders” terá debates de nichos como imóveis, viagens e moda online, além de conversão, omnichannel, multicanalidade e grandes cases. “Serão muito debatidas as formas de como gerar engajamento e propósito para fidelizar o cliente. Como o marketing digital pode influenciar nesse processo. Além disso, ainda haverá pontos para a discussão de performance, e-mail marketing, entre outras ações para campanhas digitais, inclusive search, que terá uma área exclusiva”, conta o organizador.
Em redes sociais, o tema principal a ser debatido é a conectividade e os possíveis usos para interagir com o varejo. Outro tema que entra em pauta é o community manager – profissional que, além da habilidade técnica com as redes sociais, deve entender a dinâmica das redes para compreender como as relações com o público devem ser construídas, a fim de estimular interações entre os usuários e manter defensores próximos da marca.
Agustín acredita que algumas marcas brasileiras estão amadurecendo, mas há muito espaço para se posicionarem cada vez melhor. Outro tema importante será “Digital Signage”. Agustín destaca que o segmento cresce a um ritmo de 25% a 30% por ano no Brasil. “Mais de 70% dos cidadãos indicaram ter visto ao menos uma tela em algum espaço público no período de um mês. Vemos cada vez mais fabricantes de monitores e softwares para atender a esse setor. No e-Show, o Congresso Digital Signage World será um ponto de encontro de negócios e networking entre os fabricantes, provedores de soluções e instaladores com os grandes anunciantes e todas aquelas empresas das diferentes áreas que queiram implementar soluções”, diz ele.
O segmento mobile também terá destaque, reunindo empresas desenvolvedoras de aplicativos, com abordagem mais criativa. Os setores que mais se utilizam de e-commerce hoje, segundo o organizador, são moda, perfumaria e cosméticos. Pela terceira vez também acontece a premiação e-Awards Braspag, que tem como objetivo reconhecer as principais empresas provedoras de soluções e serviços, além dos varejistas virtuais. Entre as categorias estão Melhor Geração de Conteúdo, Melhor Agência Digital, Melhor Empresa de E-mail Marketing, Melhor App, Melhor Site em Design e Usabilidade. As empresas, agências e varejistas podem se candidatar pelo link www.the-eawards.com.br até o dia 9 de maio. Para a edição de 2015, o organizador adianta que terá parceria com uma grande feira dos EUA, para compartilhar os melhores speakers e conteúdos.