EcoSport é apresentado em campanha global

 

 

Estreou neste domingo (30) a campanha para apresentar a nova versão do EcoSport, recém-lançado no Brasil e escolhido para ser o carro global da Ford. Desenhado pela montadora no país originalmente como uma plataforma para a América do Sul, em 2003, há dois anos a companhia decidiu globalizar o modelo, que será comercializado em 100 países da Ásia, Europa e América Latina.

O filme que estreou na TV aberta é a ponta do iceberg de uma campanha global, liderada pela JWT Brasil e executada globalmente pelo pool de agências da Ford. “O novo EcoSport é um produto que nasceu no Brasil. O entendimento da companhia é que não há ninguém melhor que os brasileiros para comunicá-lo”, explica Maurício Greco, diretor de comunicação da montadora.

Sem fronteiras

O carro chega sob o conceito global — “What bounderies?” — de que, com ele, não há fronteiras. A campanha internacional é composta por oito filmes, estrelados por australianos, brasileiros, tailandeses, chineses e indianos. “Escolhemos pessoas do mundo todo e promovemos uma troca de cenário: levamos um brasileiro e o carro para a China para mostrar como o modelo servia como ferramenta para o consumidor aproveitar o espírito aventureiro de viajar. Da mesma forma, trouxemos um indiano para o Rio de Janeiro para que dirigisse o carro aqui”, relata Fábio Brandão, diretor de criação da JWT, que liderou a campanha e uma equipe de criativos do mundo inteiro.

A estratégia, contudo, foi centralizada na matriz da Ford, nos Estados Unidos, e acompanhada de perto por Elena Ford, tataraneta do fundador Henry Ford e responsável pelo marketing global da montadora. A produção ficou a cargo da inglesa Rabbit. Inicialmente, a campanha será veiculada em 15 países, da Ásia e da América Latina. Até o final de 2013, o carro será levado para todo o continente europeu. Um dos desafios da campanha, segundo Brandão, foi exatamente a aprovação do material em 15 países diferentes. “Já é difícil quando fazemos uma campanha para ser veiculada na Argentina. Deixar todos os países felizes foi o mais difícil”.

Pré-lançamento

Embora o lançamento do novo EcoSport seja o começo oficial das vendas, o grande esforço foi feito para o pré-lançamento do modelo, uma orientação internacional da Ford para todos os projetos globais. O entendimento é que levar as pessoas a falar de um modelo antes que ele chegue no mercado é importante para o sucesso nas vendas. “Isso leva as pessoas a desejarem o carro”, destaca Brandão.

Ações no digital e de relações públicas têm sido exploradas desde janeiro para maximizar o impacto do lançamento. Uma dessas ações foi o EcoSport Parade, com o qual a montadora apresentou o carro em Porto Alegre (RS), em Salvador (BA), durante um show do Carlinhos Brown que reuniu mais de 100 mil pessoas e, em agosto, no Rio de Janeiro, no show gratuito do cantor Seu Jorge, que atraiu 15 mil pessoas. Em uma pré-venda de três dias, foram comercializadas 2,6 mil unidades do modelo. Só nessa fase foram investidos 14% do orçamento da campanha. A montadora não revela investimentos.

Emergentes

Desde que o EcoSport foi lançado, foram comercializadas 700 mil unidades. Seu sucesso de vendas é que levou a montadora a comercializá-lo fora da América Latina. Os modelos produzidos no Brasil serão para abastecer o mercado local e os países latino-americanos. Além do Brasil, o novo EcoSport será produzido na Índia, na China e na Tailândia. A previsão da montadora é que dois milhões de unidades do SUV compacto sejam fabricadas até 2015.

O novo EcoSport é o primeiro carro global da montadora desenhado no Brasil. A companhia pretende investir R$ 2,8 bilhões nos próximos três anos e prevê que todas as plataformas desenvolvidas no país sejam globalizadas até 2015. A Ford é a quarta montadora no país, com 7% de participação de mercado.

Vendas

O novo utilitário esportivo da Ford já está sendo vendido. A linha conta com as versões S, SE, FreeStyle e Titanium e duas opções de motores, o Sigma 1.6 Flex e o Duratec 2.0 Flex. O seu preço parte de R$ 53.490,00, na versão S. A versão SE acrescenta vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas, por R$56.490.

A versão FreeStyle inclui rodas de liga leve, computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos, sensor antiesmagamento, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, com preço de R$ 59.990. Com a opção de airbags laterais e de cortina e bancos de couro, fica em R$ 63.690.

O topo de linha Titanium, disponível somente com motor 2.0, vem com bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico, por R$ 70.190.