Edelman lança solução no Brasil para otimizar presença de marcas em buscas por IA

GEOsight mapeia empresas e propõe ações para fortalecimento de reputação

A Edelman lança no Brasil a GEOsight, plataforma proprietária de generative engine optimization (GEO). A solução ajuda marcas a compreender e aprimorar sua presença em respostas geradas por ferramentas de IA, como ChatGPT, Copilot e Gemini, ao integrar a otimização de conteúdo próprio com estratégias de construção de reputação na imprensa e nos canais digitais.

Com a popularização da IA generativa, o modo como as marcas são representadas nessas plataformas passa a depender cada vez mais de fontes confiáveis e relevantes. Nesse contexto, o SEO e a mídia paga dividem espaço com a gestão de reputação, tornando confiança, credibilidade e relevância critérios centrais para a visibilidade nas respostas.

A GEOsight atua em duas frentes. Primeiro, realiza um diagnóstico para mapear como a marca aparece nas respostas, identificando fontes, padrões linguísticos, lacunas de conteúdo e possíveis riscos reputacionais. Depois, indica ações estratégicas que combinam produção de conteúdo proprietário, relacionamento com a imprensa e presença qualificada em canais digitais.

Além de ampliar a exposição positiva, a solução busca reduzir riscos associados à desinformação e a referências desatualizadas, que podem comprometer a credibilidade das empresas.

“Este é um momento tão reputacional quanto tecnológico”, afirma Nathalie Folco, head de digital LATAM da Edelman. “Estamos ajudando nossos clientes a fazerem duas perguntas essenciais: ‘O que a IA está dizendo sobre a nossa marca?’ e, ainda mais importante, ‘Como podemos moldar essa resposta?’”

(Crédito: Foto de Aerps.com no Unsplash)