Edição impressa do Jornal do Brasil acaba em setembro
Um dos mais tradicionais veículos impressos do País realmente deixará de circular a partir de 1º de setembro. A informação de que o Jornal do Brasil não terá mais a versão impressa foi confirmada através de um anúncio publicado na edição desta quarta-feira (14) do JB.
A peça informa que o Jornal do Brasil “coerente com a sua posição de pioneirismo e modernidade, se coloca mais uma vez à frente do seu tempo. A partir de 1º de setembro de 2010, passa a ser o primeiro jornal 100% online”. O anúncio destaca ainda que o JB foi o primeiro jornal brasileiro na internet, com a versão online lançada em 1995.
Com a mudança, a mídia impressa brasileira perde um de seus veículos mais emblemáticos. O Jornal do Brasil começou a circular em 1891 e foi por muito tempo um dos mais importantes de País, sob o comando da família Nascimento Brito. Em 2001, em meio a dívidas, ele foi adquirido pelo empresário Nelson Tanure. Atualmente, segundo estimativas do mercado, o JB tem uma dívida de R$ 100 milhões. No total, 180 funcionários trabalham no JB sendo 70 na redação.
O veículo pediu a desfiliação do IVC em 2008. De acordo com estimativas do mercado, atualmente o JB vende 17 mil exemplares diariamente. Aos domingos, as vendas alcançam os 22 mil exemplares.
por Teresa Levin